Equipe apura denúncia sobre a colocação de sedimentos nas margens do rio Jacarecica

Moradores são advertidos sobre a retirada de sedimentos de barreira e sobre APPs

28/01/2012 12:36

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A escavação de barreiras e a destinação do material retirado devem ser feitas com orientação, dentro do que a legislação permite e com cuidados para não provocar um problema ambiental e colocar em risco vida das pessoas que vivem no local. Essa é a advertência feita por uma equipe da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) após a apuração de denúncia quanto a um possível crime ambiental feito nas margens do rio Jacarecica.

A denúncia dava conta de que moradores da região estariam aterrando o leito do rio. Todavia, a equipe verificou que moradores da Travessa da Paz retiravam sedimento argiloso de uma barreira. O material era levado até a Rua professora Noemia Gama Ramalho e jogado nas margens do rio Jacarecica, localizado no bairro de mesmo nome, em Maceió. Eles disseram que faziam o trabalho por causa da quantidade de lama que ficava nas ruas após as chuvas.

A equipe alertou os moradores para que a obra fosse imediatamente paralisada e entregou um termo de advertência sobre a retirada de sedimento argiloso de barreira e colocação em Área de Proteção Permanente (APP), por se tratar da margem de um rio. Caso a lei não seja respeitada, podem haver outros tipos de penalização.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011