Sharapova vira jogo e vai às quartas

Russa bate a alemã Sabine Lisicki em três sets e segue viva na Austrália

23/01/2012 06:27

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Quando Sabine Lisicki venceu seis games seguidos e venceu o primeiro set, o cenário não era nada bom para Maria Sharapova. A russa, porém, reduziu seus erros, conseguiu tomar o controle da partida a tempo de evitar a eliminação e, de virada, conquistou uma vaga nas quartas de final do Australian Open. O jogo teve parciais de 3/6, 6/2 e 6/3 e durou 2h15m.

A vitória mantém Sharapova na briga pelo posto de número 1 do mundo. Atual quarta colocada no ranking, a russa pode sair de Melbourne no topo do ranking. Para que isto aconteça, contudo, ela precisa pelo menos chegar à final e contar com derrotas de Caroline Wozniacki (atual número 1), Petra Kvitova (2) e Victoria Azarenka (3).

A próxima adversária da russa será a compatriota Ekaterina Makarova, número 56 do mundo, que avançou ao protagonizar a maior zebra do torneio até agora. Jogando um belo tênis, ela eliminou a americana Serena Williams, que não perdia há 17 jogos em Melbourne.

Break points fazem diferença o terceiro set

Na última vez que Sharapova e Lisicki se enfrentaram, nas semifinais de Wimbledon/2011, a russa venceu em dois sets relativamente confortáveis. O jogo desta segunda-feira começou com cara de que a história se repetiria, e Sharapova abriu rapidamente 3/0, com duas quebras de saque. Foi o tempo, porém, para que Lisicki entrasse no jogo. Quando isto aconteceu, a russa desandou a errar e sentiu a pressão dos boas devoluções da rival. Lisicki venceu seis games seguidos ("pneu moral") e, depois de 15 erros de Sharapova, fechou o set em 6/3.

A ex-número 1 do mundo se recuperou a tempo de evitar que a alemã disparasse no placar. Mais do que isso: Sharapova voltou a comandar os pontos. Lisicki, por sua vez, já não conseguia usar bolas anguladas como no primeiro set, o que facilitava os ataques da russa. O resultado foram duas quebras a favor da número 4 do mundo, que venceu a parcial por 6/2.

O terceiro set começou equilibrado e com o saque de Sharapova ameaçado. A russa, porém, brilhou em todos os pontos importantes na parcial. Primeiro, salvou cinco break points no terceiro game - quase sempre com ótimos serviços. Lisicki não teve a mesma capacidade. Na primeira vez que cedeu uma chance de quebra, jogou uma esquerda para fora e perdeu o saque. Com a vantagem, Sharapova abriu 5/2 e ainda teve um match point no oitavo game, com a rival sacando em 2/5, mas não converteu.

No nono game Sharapova deu um susto nos fãs, cometendo uma dupla falta e jogando uma direita para fora. No entanto, com 15/30 no placar, a ex-número 1 se recuperou a tempo. Com três belos pontos seguidos, a russa selou a vitória a garantiu a vaga nas quartas.
 

Primeira Edição © 2011