Alagoas garante recursos para construção de sede do Ifal

Santana do Ipanema recebeu ainda investimentos na área da infraestrutura com ações dos Programas Fortalece Alagoas e Melhorias Habitacionais

30/06/2022 09:24

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A educação segue entre as prioridades do Governo de Alagoas. Nesse sentido, o governador Paulo Dantas assinou, nesta quarta-feira (29), o convênio para repasse de recursos para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Santana do Ipanema. A concessão é de cerca de R$ 1,6 milhão para a construção da nova sede. O município também foi contemplado com o repasse do convênio para melhorias habitacionais e veículos do Fortalece Alagoas.

A Instituição, que hoje funciona em sede provisória, vai contar com 12 salas de aula, dois laboratórios de informática, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e laboratórios especiais. A nova sede vai atender 1200 alunos do município de Santana do Ipanema e 16 municípios vizinhos. Cerca de 50 empregos diretos e indiretos serão gerados na fase de construção do equipamento educacional e 100 empregos com ele construído.

A instalação do Ifal na região do médio sertão alagoano vai contemplar as potências da economia regional baseadas em matérias primas do campo. Deste modo, foi implantado o Curso de Técnico em Agropecuária, na forma Subsequente, com turmas divididas nos turnos matutino e vespertino e curso de forma Integrada, ensino médio com o profissionalizante. Também com atividades no Curso Técnico Integrado em Administração. A sede provisória do Campus Santana do Ipanema atende a 577 alunos da cidade e municípios vizinhos. Com a construção da sede definitiva o Instituto ampliará a oferta de cursos e vagas.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, o governador Paulo Dantas, junto com a prefeita Christiane Bulhões e a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Gevan, assinaram nesta quarta-feira (29) o repasse do convênio para melhorias habitacionais do município de Santana do Ipanema. O valor investido aproxima-se dos R$ 4 milhões. Todo recurso é oriundo do Tesouro Estadual.
 

O Governo de Alagoas contemplou também o município com um caminhão compactador e um caminhão-pipa, através do programa Fortalece Alagoas.  "Temos o compromisso de auxiliar a gestão exitosa da prefeita Christiane e através do Fortalece a gente disponibiliza equipamentos para as prefeituras com o intuito da prestação dos melhores serviços e também para que a gestão municipal economize recursos para investir em outras áreas fundamentais", afirmou."O Programa Melhorias Habitacionais também chegou em Santana e vai possibilitar que a prefeitura possa reformar a casa de mais de 300 pessoas. Beneficiando diretamente as famílias mais humildes do município", destacou o governador Paulo Dantas.


A prefeita Christiane ressaltou a importância da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.  "Mais um dia histórico para Santana do Ipanema. É um governo que vem dando continuidade aos avanços do estado. Paulo Dantas foi prefeito e é sertanejo, ele sabe as necessidades do nosso povo e acredito que o desenvolvimento não é só para Santana, mas para todas as cidades vizinhas", elogiou.

Mutirão das Cirurgias

Ao lado da prefeita Christiane Bulhões, o governador Paulo Dantas visitou o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues para acompanhar o andamento da Maratona das Cirurgias no município. Até o momento, 1.850 pacientes passaram pela triagem. Desses, 592 estão com atendimento agendado, 120 já realizaram cirurgia ocular e 40 passaram por cirurgia geral.

Primeira Edição © 2011