Marketing nas Redes Sociais: Como Fazer Marketing Digital redes Sociais?

23/06/2022 13:00

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A redação

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Muitas pessoas querem se destacar na internet, atrair público e ser seguido por milhões. Mas, você já parou para pensar no que leva essas pessoas a alcançarem esse objetivo? Dizendo de outro modo, será que existe uma fórmula para ter sucesso na internet, aparecer em meio a uma multidão de desconhecidos e ser seguido por uma massa?

Como o sucesso nas mais diversas áreas não se alcança com uma simples receita de quem chegou lá, assim também o é com a internet e as redes sociais. A verdade é que é muito difícil falar em guia que funcione para todos que almejam a fama nas redes, mas é possível destacar alguns pontos importantes, algumas ações que podem, de fato, melhorar os seus números e o seu alcance.

Além das dicas presentes neste artigo, existem alguns sites focados no crescimento das redes sociais, por exemplo a promoção social media com Subsly. Essa empresa pode ajudar marcas e influenciadores a crescer mais rápido nas mídias sociais e obter resultados. É importante ter boa autoridade nas redes sociais. A promoção de mídia social é uma coisa simples, mas obrigatória no marketing digital e principal espinha dorsal da comunicação para esta sociedade moderna.

Qual a Importância do Marketing?

Ser um excelente profissional já não basta nos dias de hoje. Tão importante quanto ser, de fato, alguém importante, é destacar na internet os seus grandes feitos, as principais atividades e a forma como se relaciona com o seu público.

Saber se vender tomou uma proporção gigantesca no nosso mundo hiper conectado, de modo que se tornou praticamente impossível ser lembrado apenas com um bom trabalho - é preciso criar estratégias fortes para aparecer e atrair cada vez mais pessoas.

Confira as principais vantagens de se fazer um bom marketing na sua rede social:

  1.     sempre no imaginário do seu público;
  2.     Alcançar novos seguidores e possíveis clientes;
  3.     Construir uma forte relação com a sua audiência;
  4.     Permitir um contato mais próximo com os seguidores.

 

Os Pilares de Um Marketing Eficiente: Estratégia    Estars de Hacks

Para ser visto por mais pessoas e aumentar as suas chances de fechar um negócio ou de aumentar o número de seguidores e curtidas, é importante conhecer algumas informações importantes para alcançar esse objetivo. Confira abaixo algumas dessas dicas:

Escolha a Rede Social Adequada para o seu Negócio

Entender as diferenças entre o Facebook, Instagram, LinkedIN, TikTok e o Twitter pode parecer tarefa fácil, mas na hora de vender o seu produto é necessário saber exatamente como esses sites funcionam e de que forma podem te ajudar.

O seu conteúdo é apresentado majoritariamente por vídeo? Por foto? Por texto? Gera link para outro site? Tudo isso vai influenciar na quantidade e na qualidade de pessoas que estarão vendo as suas informações.

O Instagram, por exemplo, é uma rede que não permite tantos links, mas que gera muito engajamento através dos stories, talvez seja interessante focar nele se o seu objetivo é ter um contato bastante próximo.

Conheça o seu Público

Conhecer os seus seguidores e quem curte e compartilha as suas publicações é um ponto crucial para criar e manter um bom relacionamento nas redes sociais. Conhecendo o seu público profundamente, de onde são, qual a faixa etária, qual tipo de conteúdo gostam mais, é possível sempre oferecer conteúdo de qualidade e focado para as pessoas que te seguem.

Algumas maneiras de conhecer melhor o seu público:

  1. Realizar enquetes com frequência;

  2. Observar os tipos de postagens que curtem mais;

  3. Revisar semanalmente os relatórios da origem das curtidas e dos seguidores.

3) Não Foque Somente nas Vendas

O objetivo de toda empresa quando cria um perfil nas redes sociais é, sem dúvida, aumentar a sua quantidade de clientes e, consequentemente, de vendas. Porém, já está mais do que comprovado que os seguidores gostam de algo a mais, gostam de saber que não estão seguindo apenas um perfil de vendas, mas um perfil que seja descontraído, esteja antenado com as tendências do momento e que saiba interagir bem com o seu público.

4) Linguagem Simples

Ao abrir o leque para publicar coisas que excedam a venda do produto, ou a apresentação de serviços - como conteúdos descontraídos -, se faz necessário utilizar uma linguagem que vai direto ao ponto e que é fácil de ser compreendida. Os seguidores costumam não valorizar perfis - pessoais ou comerciais - que utilizam de linguagem bastante rebuscada, pois sentem que podem estar sendo enganados de alguma forma.

5) Define Objetivos Claros

Crescer no Instagram, no Facebook ou Twitter não é uma tarefa fácil e requer bastante planejamento e estratégia. Por conta disso, é preciso que haja um objetivo claro a ser alcançado em determinado tempo, tornando o crescimento gradativo e espontâneo.

Com objetivos bem definidos, é possível planejar bem as postagens diárias, os tipos de ações para atrair mais seguidores no Instagram e clientes e ter a noção exata do que esperar do seu público nas próximas interações.

6) Recursos Que Podem Ajudar

Ao pensar em estratégias para divulgar as suas redes, pode ser interessante buscar recursos que otimizem o seu tempo para analisar os dados de navegação, de acessos dos usuários e dos cliques dos mais variados perfis.

Existem sites especializados em estatísticas para redes sociais, que ajudam muito os perfis mais iniciantes e que desejam entender, por completo, a interação do seu público com a sua página. Confira alguns dos sites mais utilizados para esse fim:

  1. Statista

  2. IndexBox

  3. Think with Google

7) Marketing e Comunicação

Atingir as pessoas de maneira positiva nem sempre é uma tarefa fácil. Em um mundo onde o acesso à informação se dá de maneira super rápida, através das várias redes sociais e dos portais de notícias online, estar por dentro dos últimos acontecimentos é um fator essencial para expandir a sua marca e se comunicar com as pessoas.

A marca, a empresa, ou a pessoa que deseja ser vista deve ter uma visão de mundo mais ampla, que inclua os mais variados tipos de pessoas e necessita - ainda que não deseje tomar partido sobre todos os assuntos do dia a dia - estar antenada nas principais tendências das redes, os assuntos mais polêmicos, as trends mais compartilhadas e as formas mais legais de chamar atenção.

Veja algumas dicas para estar por dentro de tudo o que acontece e, a partir das notícias, se conectar com o seu público.

8) Trend Topics do Twitter

O twitter é simplesmente a rede social onde as notícias aparecem mais rapidamente ao redor do mundo. A simplicidade da plataforma e o limite de caracteres ajuda a rápida publicação de conteúdos, notícias e informações sobre cidades e países, famosos e desconhecidos ao redor do mundo.

Os trend topics são aqueles assuntos mais comentados, os quais muitas pessoas realizaram comentários, publicações e compartilhamentos, utilizando determinada hashtag (#). Se muitos, então, utilizam a mesma hashtag durante o dia, significa que aquela ocorrência é bastante significativa e o próprio twitter faz a lista dos assuntos mais comentados na rede.

Uma boa forma de utilizar essa ferramenta é estar atento aos assuntos mais comentados do dia, da semana e até do mês, de modo a criar conteúdos e postagens voltadas aos assuntos mais falados, que renderam bastante interação das pessoas, estimulando os seus próprios seguidores e clientes a engajarem na sua publicação.

9) Postagens Divertidas

Não é segredo para ninguém que inúmeras pessoas passam horas por dia em seus celulares, rolando a barrinha de navegação para cima e para baixo em busca de algo interessante ou, no mínimo, engraçado.

Na verdade, as redes sociais também criaram uma indústria do humor, na qual as pessoas optam por fazer postagens engraçadas e divertidas - em busca de aceitação - , mesmo que queira apenas passar uma informação simples ou mesmo que o conteúdo em si não seja de humor.

Isso acontece por conta da grande concorrência existente: todos têm o que dizer a todo momento e, com isso, muitos podem se destacar. Desse modo, é importante manter um contato próximo do público se utilizando de mecanismos mais modernos, dinâmicos e atraentes, como a utilização de vídeos, memes, linguagem coloquial e histórias divertidas.

10) Conteúdo Patrocinado

Outra maneira bastante eficaz de se conectar com o seu público, de ser visto e seguido, é apostar em publicações patrocinadas através da própria rede social. O Instagram, por exemplo, é a rede social onde essa estratégia melhor funciona, já que a maneira de alcançar as pessoas é bastante direta, selecionando filtros de idade, região e interesses.

Além disso, o custo-benefício é excelente, uma vez que, com um único pagamento, o seu conteúdo pago é enviado para inúmeras pessoas, durante um período de tempo específico - definindo bons critérios de busca, é possível alcançar exatamente aquelas pessoas que precisam do seu produto ou serviço.

Realizar ações que criem interação com o público pode ser também muito interessante. Na própria postagem paga é possível anunciar sorteios, promoções e criar hashtags com bom potencial de engajamento. Tudo isso ajuda a encontrar novos seguidores e a manter os que já te acompanham.

Como Utilizar as Principais Redes Sociais

Instagram

O Instagram é a rede social mais usada no Brasil atualmente e a principal causa disso parece estar na quantidade de funcionalidades que o aplicativo oferece, que vai desde mensagens particulares para usuários a oferecimento de lives, com bastante interação com o público.

O Instagram oferece outros tantos recursos e essa pode ser a rede mais interessante caso o seu perfil, a sua empresa, ou o seu usuário busque interação constante - através dos stories -, contato direto - através das mensagens -, vídeos curtos - através do reels - e publicações com imagens e texto.

Youtube

Apesar de haver um forte debate sobre se o youtube é apenas uma plataforma digital ou se é, de fato uma rede social, fato é que o site oferece muitas possibilidades para realizar um bom marketing e atrair público.

No youtube, é possível criar um canal próprio, estar sempre presente com utilização de vídeos mais longos e bem produzidos, além de lançar propagandas no início de vídeos de maior circulação. Recentemente, o youtube lançou o "shorts", funcionalidade de vídeos curtos, que serve para passar uma mensagem rápida aos usuários.

LinkedIN

O LinkedIN é uma rede mais voltada para trabalho, prospecção e networking. Pode funcionar melhor para um perfil individual, mas nem tanto para empresa. Se esse for o seu caso, é possível adicionar referências, históricos de trabalhos e manter todo o seu círculo de contatos atualizado do que você está fazendo, através das suas publicações na timeline.

TikTok

O TikTok é a febre mais recente entre as redes sociais e aposta na interação através de conteúdos altamente diversificados, como vídeos, músicas, danças e bastante humor. É possível fazer download dos vídeos, incluir hashtags, marcar pessoas, criar canais, ter seguidores e compartilhar os conteúdos externamente.

Conclusão

O famoso ditado "quem não é visto não é lembrado" está em alta nos dias de hoje. Portanto, é cada vez mais importante aparecer para o seu público, mas sempre de maneira planejada, rápida, diversificada e, se possível, bem humorada.

Para ganhar a atenção dos seguidores em um ambiente tão competitivo como as redes sociais, é preciso sair do comum, apostar em estratégias variadas e estar antenado com o que acontece no mundo real e no mundo virtual.

 

Primeira Edição © 2011