Médico explica novo quadro de saúde de Joelma após complicações

10/06/2022 19:19

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Joelma está vivendo uma fase complicada. A cantora, que está internada desde terça-feira (07), no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, por conta do inchaço no rosto, que segundo ela é resultado de sequelas da Covid-19, teve novas complicações em seu estado de saúde. Em uma nota oficial, o hospital revelou que Joelma sofre de gastrite, esofagite e um edema.

Istoé Gente procurou Thomas Szego, que é gastroenterologista do Hospital Israelita Albert Einstein, que explicou o novo quadro de saúde da artista. Confira!

De acordo com o médico, pacientes que foram contraíram a Covid, assim como Joelma, acabam desenvolvendo uma certa sensibilidade gástrica: “Eles podem desenvolver uma sensibilidade gástrica que, com medicamento, é possível de se tratar”.

“É uma inflamação do esôfago que pode ser decorrente de vários fatores. O mais comum é a esofagite de refluxo, quando a pessoa tem refluxo do estômago com o esôfago, com o ácido gástrico agredindo o esôfago. É a mais comum e não tem relação com a Covid”, disse Szego, ao ressaltar  que a esofagite é quadro mais específico, que pode ter outras causas.

“Da mesma maneira que não tem essa relação com a Covid, tem que saber, antes de iniciar o tratamento, a causa da esofagite. Se é uma esofagite de refluxo, a gente usa medicamentos para reduzir a secreção ácida do estômago, como omeprazol ou semelhantes. Esses tratamentos, na maioria dos pacientes, têm o controle do quadro da esofagite de refluxo. No entanto, mesmo sendo raro, há outras causas para esofagite, e, para isso, é necessário determinar as causas e adaptar o tratamento”, finaliza o gastroenterologista.

Primeira Edição © 2011