Lágrimas e homenagens em funerais em série em cemitério

22/05/2022 10:59

A- A+

Istoé

compartilhar:

Tristeza e lágrimas dominam neste sábado (21) a seção militar do cemitério 18 de Kharkhiv, cidade do leste da Ucrânia, à medida que chegam os caixões com corpos de soldados mortos na guerra contra a Rússia.

Dois caixões estão posicionados sobre cavaletes na necrópole, situada no município de Bezliudivka: dentro deles estão os corpos dos soldados Serguei Profotilov, nascido em 1976, e de Igor Malenkov, nascido em 1985, ambos mortos em Vilkhivka, aldeia ao leste de Kharkhiv.

Na cruz consta como data de falecimento 11 de maio passado, mas este foi provavelmente o dia em que seus corpos foram encontrados nesta localidade, palco de prolongados combates.

“Foram encontrados com outros cinco corpos que não conseguimos identificar. Suspeitamos que tenham sido executados. Foram mortos com tiros na parte de trás da cabeça”, conta outro militar, que pede para não revelar sua identidade.

Não é possível averiguar mais. Só meia dúzia de soldados e o irmão de uma das vítimas assistem ao funeral, presidido por um capelão militar que recita orações e agita um incenso.

Primeira Edição © 2011