Santander prevê crescimento de 30% no número de microempreendedores em Alagoas

19/05/2022 12:04

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Assessoria

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Observando um movimento de expansão do empreendedorismo em Alagoas, o Santander Brasil projetou um 2022 com um aumento de 30,9% no número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, dedicado a micro e pequenos empresários. O Banco prevê fechar este ano com 53,7 mil pessoas em sua carteira no Estado. Hoje, 65% deles são do gênero feminino.
 
Em volume financeiro de crédito na soma da carteira de clientes, Alagoas fechou 2021 com R$ 100,4 milhões movimentados por esses microempreendedores no Santander. Essa é mais um investimento do Banco no Estado para fomentar a economia local e a geração de novos negócios. Em menos de dois meses, o Santander inaugurou três agências em Alagoas, nos municípios de Delmiro Gouveia, Rio Largo e União dos Palmares. Há ainda a previsão de abrir, ainda neste primeiro semestre, mais uma loja em Coruripe.  
 
“O Santander Brasil tem um olhar bastante atento ao empreendedorismo e vem ajudando a fomentar essa demanda em Alagoas. Essa projeção do Banco, com um importante crescimento na carteira do Prospera, deve representar um impacto na geração de novos negócios ou solidificar aqueles já existentes, e impulsionar a geração de emprego e renda. Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, destaca o superintendente da Rede Base do Santander Brasil, Thiago Mendonça.
 
O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior. 
 
“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.
 
O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.
 
A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.

Primeira Edição © 2011