Moradores de Xangai voltam a fazer compras e lockdown pode acabar

19/05/2022 11:48

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Mais moradores de Xangai tiveram hoje (19) a liberdade de sair para comprar mantimentos pela primeira vez em quase dois meses, enquanto as autoridades chinesas estabelecem mais planos para sair do lockdown da covid-19 em toda a cidade.

Pelo quinto dia consecutivo, o centro comercial de 25 milhões de habitantes não registrou novas infecções fora das áreas em quarentena, consolidando ainda mais seu status de zero covid a cada dia.

"Estou muito feliz, o fim do lockdown está começando", disse o comprador Zhong Renqiu em um supermercado, no distrito central de Changning, que acaba de reabrir.

"Nós contamos principalmente com abastecimento do governo e compras em grupo", afirmou Zhong, que estava estocando ovos, bagas de goji, gergelim preto e aveia.

Cautela

Mas as autoridades estão cautelosas com o perigo de novos surtos de infecção em seu esforço para reabrir gradualmente as atividades. Elas planejam manter a maioria dos moradores em ambientes fechados este mês, priorizando o trabalho e a produção em relação a outras atividades.

O vice-prefeito Zhang Wei disse que a atividade econômica está se recuperando com empresas capazes de operar com trabalhadores que vivem no local. Frisou que as autoridades permitirão que mais pessoas retomem as operações normais a partir do início de junho.

A cidade está "se esforçando para conseguir uma retomada completa do trabalho e da produção o mais rápido possível", disse ele.

Primeira Edição © 2011