Assistência Social de Maceió promove ações

19/05/2022 11:56

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Na última quarta-feira (18) foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pensando na representatividade da data, o Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Área Lagunar, levou uma ação de conscientização e prevenção ao Centro de Maceió.

Cerca de 20 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram da atividade que contou com panfletagem, distribuição de informações sobre canais de atendimento e esclarecimentos sobre o tema. A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina, falou sobre os objetivos da atividade.

"Estivemos aqui para disseminar, propagar e conscientizar família, sociedade e poder público, no enfretamento a prevenção e erradicação de práticas desta natureza, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual", explicou a pedagoga.

Além disso, as crianças também puderam aproveitar uma apresentação de teatro de fantoches que trouxe informação de maneira mais leve e lúdica para os pequenos. As educadoras sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar, Maria de Lurdes e Eliane Pinheiro, colaboraram com a atividade e destacaram quais informações são importantes para os pequenos.

"Nós falamos para as crianças, de forma lúdica, como se caracteriza o abuso sexual e qual a importância delas saberem identificar este abuso. E a gente faz isso, para que eles tenham noção e informação, inclusive de como e onde eles podem denunciar este crime. Também passamos alguns cuidados que os pequenos devem ter com o próprio corpo. Destacando também a data que marca o combate contra esse tipo de abuso às crianças e adolescentes", explicaram as representantes do Creas Orla Lagunar.

Ações no Benedito Bentes

Também na data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Cras Cidade Sorriso realizou uma atividade educativa referente a Campanha Maio Laranja proporcionando reflexão e conscientização sobre como prevenir situações de risco que envolvam crianças e adolescentes.

A campanha se estendeu ao Cras Selma Bandeira e Creas Benedito Bentes que realizaram uma roda de conversa sobre Prevenção ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, panfletagem, caminhada na avenida principal do Conjunto Selma Bandeira e apresentação dos serviços do Creas. A ação contou também com a participação da Base Comunitária da Polícia Militar do Selma Bandeira, associações e a Banda do Ronda no Bairro, que trouxe animação e musicalidade à atividade.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data emblemática oficializada pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Telefones úteis

Delegacia Especializada de Crime Contra e Adolescente (DCCCA)

A delegacia funciona de 8h às 18h, na Rua Abdon Assis Inojosa Andrade, Jatiúca. O  telefone de contato é o  3315-9941 ou ainda pelo email decccac@pc.al.gov.br.

Primeira Edição © 2011