Soldado russo se declara culpado em julgamento por crimes de guerra

18/05/2022 14:56

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Um soldado russo acusado de crimes de guerra na Ucrânia se declarou culpado, nesta quarta-feira (18), de matar um idoso civil desarmado.

Vadim Shishimarin, um comandante de tanque russo de 21 anos, falou em um tribunal distrital de Kiev durante o primeiro julgamento por crimes de guerra contra um soldado russo que participou da invasão promovida por Moscou, em 24 de fevereiro.

Em um julgamento que tem grande importância simbólica para Kiev, Shishimarin é acusado de assassinar um civil de 62 anos na vila de Chupakhivka, no Nordeste da Ucrânia, em 28 de fevereiro. Se condenado, ele pode pegar prisão perpétua.

A Ucrânia acusa a Rússia de atrocidades e brutalidade contra civis durante a invasão e disse que identificou mais de 10 mil possíveis crimes de guerra.

A Rússia nega alvejar civis ou envolvimento em crimes de guerra e acusou Kiev de encená-los para difamar suas forças.

Questionado sobre o julgamento, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à Reuters: "Como antes, não há informações [sobre o julgamento] e a capacidade [da Rússia] de prestar assistência também é limitada devido à ausência de nossa missão diplomática".

Questionado de forma mais ampla sobre as alegações de crimes de guerra contra as forças russas na Ucrânia, Peskov declarou: "Consideramos impossível e inaceitável lançar tais termos. Muitos dos casos que a Ucrânia está falando são falsos, e os mais notórios são encenados, como foi comprovado de forma convincente por nossos especialistas".

Depois que os guardas levaram Shishimarin ao tribunal algemado, ele foi questionado pelo juiz se aceitava a acusação contra ele. Ele confirmou que sim.

Promotores ucranianos disseram que Shishimarin e outros quatro militares russos atiraram e roubaram um carro de propriedade privada para escapar, depois que seu pelotão foi alvo de forças ucranianas.

Primeira Edição © 2011