Mês de Combate à LGBTfobia será comemorado com ações integradas

A partir do dia 22, acontecerão atividades esportivas, educativas entre outras

17/05/2022 17:19

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia e o Dia Municipal de Combate à Homofobia são comemorados nesta terça-feira (17). A data municipal foi instituída por meio da Lei nº 5.771/09, com o objetivo de promover atividades, eventos e campanhas de enfrentamento à LGBTfobia.

Para comemorar as datas, a Coordenação de Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social( Semas)  juntamente com as Secretarias Municipais de  Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), de Saúde (SMS)  do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e a Fundação Municipal de Ação Cultural( FMAC), farão de Maio o Mês de Enfrentamento à LGBTfobia, com o tema  Rompendo Silêncio! Tire Seu Respeito do Armário, que terá início dia 22 de maio com os I Jogos da Diversidade de Maceió,  que acontecerá na Praça Gerônimo Cirqueira, na orla da Praia de Pajuçara, a partir das 16h.

Para o coordenador da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rafael Gomes,  essa data é um marco histórico que afirma o direito das pessoas homossexuais a vivenciar suas sexualidades como mais uma possibilidade da vida humana, não cabendo considerá-las doentes ou anormais.

“É um dia a ser comemorado, um dia para reafirmar ‘outros possíveis’ para além da heterossexualidade. Por isso, teremos a partir do dia 22, atividades esportivas, educativas, de empreendedorismo, saúde e cultura, e de incentivo ao turismo,  enfrentando a LGBTfobia em Maceió”, explicou Rafael.

Programação

No dia 24 de maio,  acontecerá o IV Seminário Maceioense da População LGBTI+ com  tema: “População (IN) Visibilizada, Direitos Violados” no Museu da Imagem e do Som - MISA, a partir das 9h.

Já no dia 26 de maio, será a posse do Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT de Maceió e a entrega do Prêmio Jadson Andrade de Direitos Humanos LGBTI+ de Maceió,  no Museu da Imagem e do Som(MISA), às 9h.

Encerrando as atividades do mês de combate a LGBTfobia,  de 27 a 29 de maio, acontecerá o I Festival Cultural LGBT de Maceió, que contará com a presença de artistas LGBTI+ de Maceió, feira da diversidade com a Economia Solidária, tenda da Saúde e outras atrações, no estacionamento do Jaraguá. No dia 27, às 19h e nos dias 28 e 29 , a partir das 17h.

Primeira Edição © 2011