Ministério do Meio Ambiente e ABIVIDRO fazem mutirão de limpeza no litoral alagoano

Iniciativa resultou em 74 kg de lixo coletado

16/05/2022 13:57

A- A+

Assessoria

compartilhar:

No último dia 14 de maio, o Ministério do Meio Ambiente realizou um mutirão de limpeza na praia de Jacarecica, em Maceió, em parceria com a Abividro, associação que reúne as indústrias de vidro do país e que tem empenhado  grandes esforços para  a conscientização  da sociedade sobre destinação correta de resíduos. 

 O  litoral brasileiro é destino de muitos resíduos descartados incorretamente não só no Brasil como em outros países. No início de maio as praias da Paraíba receberam uma grande quantidade de embalagens chinesas trazidas pelo oceano.

Para minimizar o impacto do lixo acumulado nas praias brasileiras, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, do Ministério do Meio Ambiente, vem realizando mutirões para coleta e triagem dos resíduos descartados pelo país. 

Na ação do último final de semana foram coletados em uma área de 17.870 m2,  74 kg de lixo, dos quais 41 kg recicláveis foram destinados à Cooperativa Cooplum  e os demais ao aterro sanitário de Maceió.

 A limpeza na praia de Jacarecica contou com a participação de 94 voluntários, entre os quais André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Lucien Belmonte, Presidente Executivo da ABIVIDRO, e Bruno Pires, Representante da indústria de vidro Owens Illinois.

 A Abividro é parceira do MMA no projeto de Combate ao Lixo no Mar e vem atuando em diversas frentes para disseminar a prática da correta destinação de resíduos. A entidade acaba de lançar  o projeto de educação ambiental Ecoa Circular para escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio municipais e estaduais, e o Programa 250Km para coleta de vidro pós-consumo em pontos localizados num raio de 250 km das indústrias vidreiras. Os municípios abarcados por este projeto de logística reversa irão contemplar uma população de 104.070.100, 48,8% da população brasileira, o que equivale a 68,30% da geração de vidro do país.

Primeira Edição © 2011