Lula: Brasil precisa retomar protagonismo internacional

10/05/2022 10:17

A- A+

Assessoria

compartilhar:

07 de maio de 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que o Brasil recupere o protagonismo no cenário internacional e reforce a integração com os países da América Latina, Caribe e América do Sul.  Em discurso de lançamento do movimento “Vamos Juntos pelo Brasil”, Lula lembrou que, nos tempos do governo petista, o Brasil era respeitado em todo o mundo e lamentou que hoje o país tenha perdido relevância, se tornando um pária internacional.

“O Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária do mundo, por conta da submissão, do negacionismo, da truculência e das agressões a nossos mais importantes parceiros comerciais, causando enormes prejuízos econômicos ao país.

De acordo com ele, a política altiva e ativa dos governos petistas elevou o Brasil à situação de protagonista, quando falava de igual para igual com os países mais ricos e contribuía para o desenvolvimento dos mais pobres, por meio de cooperação, investimento e transferência de tecnologia, o que foi feito, por exemplo, com países da América do Latina e da África.

“Defender a nossa soberania é defender a integração da América do Sul, da América Latina e do Caribe. É fortalecer novamente o Mercosul, a Unasul, a Celac e os BRICS. É estabelecer livremente as parcerias que forem melhores para o país, sem submissão a quem quer que seja. É lutar por uma nova governança global”.

Primeira Edição © 2011