Senador Renan denuncia golpe em AL e Dantas lidera corrida ao Governo

Na ‘espontânea’, deputado estadual do MDB já supera Rodrigo Cunha e Rui Palmeira, mostra sondagem do Paraná Pesquisa

09/05/2022 09:54

A- A+

Primeira Edição Impresso

compartilhar:

Em entrevista à Veja, o senador Renan Calheiros afirmou: “O que está acontecendo em Alagoas é muito mais grave que uma divergência pessoal entre o Renan e Arthur Lira. É bem maior. Há um grupo liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados que não quer deixar realizar a eleição. É um golpe. É literalmente um golpe”. O senador referiu-se à eleição indireta – na Assembleia Legislativa - do novo governador que vai concluir o mandato de Renan Filho, que renunciou ao governo no dia dois de abril para poder disputar as eleições de outubro.

 

Sem julgar, STF

atende oposição

 

Com o recurso ‘parado’ desde que o presidente Luiz Fux suspendeu a eleição e o enviou ao relator Gilmar Mendes, no domingo 1º de maio, o Supremo Tribunal Federal atende à oposição liderada pelo deputado Artur Lira, cujo propósito é precisamente ‘ganhar tempo’ com o pleito suspenso.

Por conta disso, Alagoas vive uma situação flagrante de ‘anomalia constitucional’, pois tem no governo um cidadão que não é governador e, como terceiro nome da ‘linha sucessória’, tinha de ter devolvido o cargo no dia dois de maio.

Na Assembleia, a avaliação é de que o grupo de Lira ‘emperra’ a eleição com medo da projeção que o exercício do governo dará ao deputado Paulo Dantas, favorito para suceder Renan Filho.

 

Paulo Dantas já lidera pesquisa ao governo

Deputado é favorito para assumir cargo de governador e concluir mandato de Renan Filho

Editoria de Política

Devido à crise produzida por Artur Lira e Rodrigo Cunha, o deputado estadual Paulo Dantas ainda não assumiu o cargo de governador (para cumprir até 31 de dezembro o restante do mandato de Renan Filho), mas a encrenca causada pela oposição lhe rendeu uma vitória de peso: segundo levantamento do Paraná Pesquisa divulgado na semana que passou, Paulo Dantas lidera a corrida ao governo de Alagoas na ‘espontânea’.

Resposta ‘espontânea’ é quando o eleitor é instado a dizer em que pretende votar para governador, sem que lhe seja apresentada uma lista com os nomes dos possíveis candidatos, ou seja, é o nome lembrado por reação do próprio entrevistado.

Como destacou o colunista Edivaldo Júnior (Blog no Gazetaweb), “No cenário espontâneo, na disputa pelo governo de Alagoas, Paulo Dantas sai na frente entre os pré-candidatos, com 4,3%, seguido de Rodrigo Cunha com 3,3%, Rui Palmeira com 1,1%, Antônio Albuquerque com 0,8%. Régis Cavalcante com 0,1% e outros nomes citados, com 1,5%”.

O que chamou a atenção nessa sondagem (registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-02627/2022 e contratada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação) foi que, sem poder disputar outra reeleição, o ex-governador Renan Filho foi citado por 5,8%, ou seja, foi o primeiro colocado na ‘espontânea’ . Dos entrevistados, 74,6% não sabem ou não responderam e 8,5% disseram que votariam em branco ou nulo ou em ninguém.

Sem aparecer em propaganda institucional ou eleitoral de qualquer natureza, o deputado Paulo Dantas avançou, sobretudo, na divulgação de seu nome, justamente por ser um dos mais citados (é o favorito para assumir o mandato-tampão de governador) no cenário da suspensão do pleito indireto previsto para se realizar na Assembleia Legislativa.

 

Primeira Edição © 2011