Eleição do governador-tampão será às 13 horas do próximo domingo - dia 15

Candidato governista, deputado Paulo Dantas será eleito por ampla maioria para suceder oficialmente ao ex-governador Renan Filho

09/05/2022 21:27

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

A eleição do governador-tampão de Alagoas será realizada às 13 horas do próximo domingo, 15 de maio, conforme convocação feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, cumprindo determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

O pleito, que tem como favorito absoluto o deputado estadual Paulo Dantas, deveria ter sido realizado no dia dois de maio, mas acabou suspenso pelo presidente do STF, Luiz Fux, atendendo a um recurso da oposição em Alagoas, e cujo processo teve como relator o ministro Gilmar Mendes.

O edital de convocação do pleito indireto foi enviado para a edição on-line do Diário Oficial do estado, na noite desta segunda-feira (09/05) , pelo presidente Marcelo Victor (MDB), horas depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinar ao legislativo alagoano que refizesse o documento com alterações.

Desde a desincompatibilização do governador Renan Filho (MDB-AL), em abril, o estado vem sendo comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro.

De acordo com o edital de convocação, quem quiser se candidatar ao mandato-tampão tem 72 horas — contadas a partir das 8h desta terça-feira — para inscrever a chapa. A inscrição deverá conter, também, o nome do candidato a vice-governador, como determinou Gilmar Mendes (diferentemente da regra original, que previa eleições separadas para os dois cargos).

Além disso, os candidatos precisam estar filiados a partidos políticos, mas não há necessidade de ratificação das chapas em convenção das legendas. Os postulantes, porém, estão sujeitos às restrições da Lei da Ficha Limpa.

Após esse período, abre-se imediatamente um prazo de 48 horas para impugnações, que serão julgadas pela Mesa Diretora da assembleia no próprio domingo, antes da eleição. A eleição ocorrerá "mediante voto nominal e aberto" dos deputados, de acordo com o edital. A votação está marcada para começar às 13h. Qualquer cidadão alagoano pode participar do pleito, desde, claro, que atenda às normas fixadas pelo edital.

 

 

Primeira Edição © 2011