Saúde Bucal: Maceió faz identificação de territórios

Agentes de saúde iniciaram, nesta terça-feira (3), visitação in loco de locais sorteados pelo Ministério da Saúde para participarão da pesquisa

04/05/2022 10:57

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Maceió iniciou, nessa terça-feira (3), a fase de identificação in loco dos territórios da cidade que irão participar da 3ª edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O censo é organizado pelo Ministério da Saúde (MS) e mapeia a situação dentária da população para embasar o planejamento de futuras políticas públicas na área da odontologia. Nesta etapa, que acontece entre 03 e 10 de maio, agentes de saúde do município percorrem todos os locais - previamente estabelecidos pelo MS – para reconhecimento e levantamento das principais características dos imóveis.

Na fase atual, os profissionais vão às ruas para comparar se a área estabelecida pelo Ministério corresponde à realidade encontrada nas visitas. Após isso, os agentes preenchem um documento com as principais informações sobre cada imóvel e enviam ao órgão nacional para criação da lista de locais a serem visitados na próxima etapa.

A gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, explica que essa etapa é muito importante, pois irá nortear todo o processo de trabalho desenvolvido pelos demais profissionais das 14 equipes que estarão à frente do censo em Maceió.

“Hoje, nossas equipes estão indo às ruas para identificar os locais delimitados pelo Ministério da Saúde que irão participar do censo. Um trabalho que servirá como base para todos os profissionais que estão fazendo parte da ação, pois a partir das informações colhidas pelos agentes conseguiremos saber quais imóveis estão aptos a participar da fase de coleta de dados, que acontecerá no próximo dia 11 de maio”, disse.

Em paralelo à fase de reconhecimento de territórios e coleta de dados, a Gerência de Saúde Bucal da SMS, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem realizado também capacitações para dentistas e auxiliares em saúde bucal que irão a campo a partir do próximo dia 19 de maio para realização da terceira fase do SB Brasil em Maceió, que é a avaliação odontológica clínica em 1.400 maceioenses.

SB Brasil em Maceió

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió escalou 14 equipes com três profissionais cada para a realização do projeto - 1 arrolador, 1 anotador e 1 examinador. Durante a ação, serão solicitadas dos participantes, em domicílio por família, respostas a um questionário, além de avaliação bucal pelo examinador bucal.

A partir dessa avaliação odontológica clínica, o Ministério da Saúde, com contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fará um estudo com o objetivo de criar políticas públicas para a saúde dos brasileiros.

É importante salientar que a pesquisa será feita em todos os municípios brasileiros, com setores sorteados pelo IBGE. Maceió tem 44 setores participantes da amostra.

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) também vai participar do estudo, como apoiadora regional, com a oferta de treinamentos presenciais para os profissionais que vão atuar na pesquisa e estudantes residentes que auxiliarão como anotadores, caso haja falta ou desistência de profissionais.

Público Alvo

A pesquisa tem como público alvo crianças e adolescentes de 5, 12 e 15 anos - com termo de consentimento dos pais e responsáveis - jovens de 19 anos, adultos de 35 e 44 anos e idosos de 65 e 74 anos.

Primeira Edição © 2011