Prefeitura orienta sobre poda de árvore em área particular

30/04/2022 18:54

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Nos casos de poda de árvore em área particular, o proprietário do local é responsável pelo serviço. No entanto, para executar a tarefa, é indispensável a autorização prévia emitida pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Com os dados necessários em mãos (confira no final do texto), a permissão pode ser solicitada através da Central de Monitoramento da Sudes, no número 0800 082 2600 ou WhatsApp (82) 98802-4834. Também pode ser solicitado comparecendo pessoalmente ao órgão, localizado na Rua Coronel Pedro Lima, em Jaraguá, das 8h às 14h. Uma taxa é cobrada de acordo com o número de árvores que serão podadas ou suprimidas.

As árvores trazem inúmeros benefícios para a saúde, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de colaborar para a redução do mau cheiro e regular a temperatura. Porém, na falta de cuidados, podem apresentar riscos para veículos, pedestres ou residentes, como queda de galhos ou tombamentos, principalmente nos períodos chuvosos, por exemplo.

De acordo com o diretor de Arborização e Áreas Verdes da Sudes, Jônatas Souza, apesar dos benefícios que as árvores trazem para a saúde, é necessário manter os cuidados.

“Algumas pessoas plantam em seus terrenos e não sabem a espécie ou qual altura podem atingir esses exemplares. Se elas não forem cuidadas, podem causar riscos para quem circula próximo, principalmente no período chuvoso onde os ventos ficam mais fortes. Então, para evitar, orientamos que os proprietários busquem a autorização e diretrizes de como realizar tais serviços”, disse.

Podas ou supressões realizadas sem autorização da Sudes se caracterizam em crimes ambientais. Assim como deixar de remover os resíduos resultantes da poda de árvores e dar a destinação correta para eles, que são os Ecopontos mais próximos (confira endereços no final do texto). A multa para a situação, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, pode chegar à R$ 1.800,00.

Em relação ao resíduo gerado por podas internas, fica vedada a solicitação de recolhimento por parte da Sudes, tendo em vista que o órgão faz o recolhimento apenas em casos de podas ou supressões realizadas pela própria Superintendência em áreas públicas.

Documentos necessários para obter autorização de poda ou supressão em área particular

Nome completo

CPF/CNPJ

Endereço completo e ponto de referência;

E-mail

Motivo da realização do serviço

Foto e quantidade das árvores que desejar podar ou suprimir.

Endereço dos Ecopontos

Tabuleiro – Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão – Tabuleiro do Martins

Santa Maria – Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária

Pajuçara – Rua Luiz Campos Teixeira, 476 – Pajuçara

Santa Lúcia – Av. Oswaldo Ramos, nº712 – Jardim Petrópolis

Dique Estrada – Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago

Primeira Edição © 2011