Vacinação contra a Influenza e o Sarampo vai até sábado

25/04/2022 15:21

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Termina no próximo sábado (30), a primeira fase das campanhas de vacinação contra a Influenza, que tem como público-alvo idosos e trabalhadores da saúde, e contra o sarampo, que visa imunizar os trabalhadores da saúde. Coordenadas pelo Ministério da Saúde, as campanhas são realizadas com o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes de infecções, na população-alvo para a vacinação.

De acordo com balanço parcial divulgado pela Gerência de Imunização de Maceió, até a última sexta-feira (22), apenas 9,9% dos idosos (com 12.297 doses administradas em uma população de 124.338) e 11,4% dos trabalhadores da saúde (com aplicação de 4.845 doses, em um público de 42.396) foram vacinados contra a Influenza. Contra o sarampo, que não tem meta definida pelo Ministério da Saúde, já que a campanha é voltada à atualização do cartão de vacinação, foram aplicadas apenas 1.188 doses.

A enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto, alerta que a vacinação é importante para se proteger de complicações decorrentes das duas doenças e que a população deve buscar as unidades de saúde para garantir essa imunização.

“A primeira fase da vacinação termina essa semana, mas o público que ainda não se vacinou pode procurar as salas de vacina das Unidades Básicas e se vacinar nas demais fases, que já tem início na segunda, dia 2 de maio, para outros públicos”, explica.

“Pra garantir a eficácia da vacinação, o Ministério da Saúde busca imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza”, completa Camila Peixoto.

As únicas contraindicações para aplicação das vacinas são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reação severa (anafilática) ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

Onde se vacinar?

As vacinas serão administradas em todas as salas de imunização das unidades de saúde do Município. Para ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.

Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

Próxima fase da vacinação

A segunda etapa da vacinação contra a Influenza, será iniciada na próxima segunda, 2 de maio, e vai até o dia 3 de junho, e tem como público-alvo gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

A vacinação contra o sarampo, que ocorre de forma simultânea, nesta segunda fase, vai atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Primeira Edição © 2011