Procon Alagoas alerta consumidores sobre como se proteger do golpe da maquininha de cartão

18/04/2022 12:50

A- A+

Ascom Procon/AL

compartilhar:

Com o objetivo de alertar a população sobre os novos golpes aplicados no comércio, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL) dispõe de orientações para evitar que o consumidor seja vítima de atos ilícitos. As vítimas só percebem que caíram em um golpe quando recebem a fatura do cartão de crédito ou verificam o saldo bancário. 

Neste tipo de fraude, os estelionatários utilizam uma maquineta com o visor propositalmente quebrado, no qual a vítima só consegue ver os últimos dígitos do valor da compra. Por exemplo, a compra custou R$35,50, o fraudador coloca na máquina um valor superior ao da aquisição, como R$1035,50, o consumidor vê apenas os últimos dígitos do valor, aparentemente correto e efetua o pagamento. 

“A pandemia colaborou para que esses golpes aumentassem exponencialmente. Quem for lesado e for cobrado um valor incorreto, deve acionar o Procon. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e tomar as medidas cabíveis. As empresas devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, afirma Daniel Sampaio, diretor-presidente.      

 

Orientações 

  • Pagar o pedido sempre pelo aplicativo da entrega;

  • Nunca pague seus pedidos em maquininhas com o visor danificado;

  • Ativar os SMS de confirmação de pagamentos do cartão de crédito.

  • Verifique se na hora de colocar a senha ela está protegida pelos caracteres;

  • Sempre exija a sua via do comprovante;

É um direito básico do consumidor a reparação por danos causados nas relações de consumo. Dado que, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), determina que todas as empresas que participam da relação consumerista são solidariamente responsáveis pelos prejuízos causados ao usuário, referente a compra do serviço. É importante frisar que  nestes casos o cliente pode registrar sua reclamação no órgão de defesa do consumidor. 

Vale também lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
 

                                                                                                                                                                                                                                                          

Primeira Edição © 2011