Ex-secretária geral da Associação Brasileira de Quiropraxia lança consultório em Maceió

Objetivo é suprir a grande escassez de profissionais graduados na área de quiropraxia em Alagoas.

13/04/2022 19:26

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Cerca de 80% da população mundial sofre com problemas na coluna vertebral. Assim, a Quiropraxia tornou-se a terceira carreira mais procurada na área da saúde em países desenvolvidos, tendo comprovações científicas de sua eficácia pelos rápidos resultados que oferece. Com mais de 1 milhão de habitantes, Maceió apresenta grande escassez de profissionais graduados na área da quiropraxia, visando preencher essa lacuna, a quiropraxista Dra. Letícia Gitaci, ex-secretária geral da Associação Brasileira de Quiropraxia lançou seu consultório na capital alagoana, localizado na Inovita Espaço Saúde, Rua Est. Jader Izídio Malta de Araújo, 89 – Bairro Jatiúca.  

Dra. Letícia Gitaci junto com a parceira de trabalho Dra.  Christiane Souza Gama, trazem para Alagoas um método exclusivo. “Os pacientes receberão atenção personalizada, o que funciona como base de sucesso da recuperação. Além de quiropraxistas com mais de 12 anos de experiência na área, em Maceió contaremos com a equipe multidisciplinar que conta com fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, nutrólogo, neurologista e odontólogo que trabalham baseados em uma conduta de vida saudável e busca de longevidade”, explica.  

Durante a vida estamos sujeitos a pequenos traumas, torções e quedas que comprometem o funcionamento da coluna vertebral e, consequentemente, abrem espaço para o surgimento de doenças físicas e orgânicas. Estas alterações são conhecidas pelos quiropraxistas como "complexo de subluxação vertebral" e podem vir acompanhadas de dor e incapacidade física de exercer sua função. “A abordagem quiroprática consiste em detectar os complexos de subluxação vertebral presentes e corrigi-los através de técnicas manuais, ajustes articulares, orientações posturais, e programas de exercícios específicos. O ajuste articular é um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido, realizado na articulação que está causando a dor. Após o ajustamento, observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade articular”, afirma Dra. Letícia.  

Para ser quiropraxista, o profissional passa por uma graduação em nível superior que dura de 4 a 5 anos e é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e segue os padrões internacionais para a educação e segurança em quiropraxia preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC). 

Os quiropraxistas podem detectar com precisão o local de origem do problema. “Fazemos um exame detalhado, incluindo análise da postura, realização de testes específicos, e palpação cuidadosa das articulações, músculos e outras estruturas, que informa ao quiropraxista qual o local afetado. “O quiropraxista, também é habilitado na sua formação acadêmica em avaliar quando necessário, exames laboratoriais como: raio-X, ressonância magnética, eletroneuromiografia, ultra-som, escanometria óssea, entre outros. Estes exames podem ajudar a revelar patologias, documentar a história de saúde da coluna, e orientar os médicos envolvidos na criação de um programa de cuidados baseado na sua condição original da coluna. Obtido o diagnóstico, o quiropraxista traça o plano de tratamento mais apropriado para cada condição”, finaliza.  

Conheça mais sobre as profissionais:  

Dra. Letícia Gitaci 

A quiropraxista Letícia Gitaci (ABQ 428) é bacharel em Quiropraxia pela Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS) em convênio com a Palmer College Of Chiropractic desde o ano 2009. Possui Pós-Graduação em Cinesiologia Laboral e atua também com Medicina Tradicional Chinesa. 

Gaúcha de Caxias do Sul, atua na cidade de Aracaju desde setembro de 2011 quando recebeu o convite para integrar a Clínica Pró-Coluna, onde atendeu até o ano de 2014. Quando finalmente abriu as portas de seu consultório particular, onde atua até hoje. 

Dra Letícia esteve à frente da secretaria geral da Associação Brasileira de Quiropraxia - ABQ entre 2012 e 2017. 

Dra. Christiane Souza Gama 

Christiane Souza Gama ABQ – 0295 é quiropraxista graduada também pela Universidade Feevale (RS) desde o ano de 2008. Possui pós-graduação nas áreas de anatomia funcional e saúde coletiva, tendo atuado na área na coordenadoria de equipes de estratégia da saúde da família no SUS. 

Além de uma vasta experiência atuando durante mais de 12 anos como quiropraxista em clínica própria no Rio Grande do Sul. Dra. Christiane dividiu muitos de seus anos entre seu consultório e a docência.  

Atua na capital alagoana a cerca de 1 ano e hoje integra a equipe Letícia Gitaci Quiropraxia. 

Primeira Edição © 2011