Hospital da Criança, a última grande obra inaugurada na Era Renan Filho

Estrutura hospitalar nasceu de uma reivindicação do deputado estadual Marcos Barbosa; foi o sexto hospital construído por Renan Filho

10/04/2022 13:22

A- A+

Primeira Edição impresso

compartilhar:

Dois dias antes de deixar o governo para disputar as eleições, Renan Filho cumpriu mais um importante compromisso assumido com a sociedade alagoana: inaugurou, todo pronto, equipado e com equipe funcionando, o Hospital da Criança de Alagoas, obra reivindicada pelo deputado estadual Marcos Barbosa (Avante).

O centro hospitalar foi erguido com recursos próprios do Estado da ordem de R$ 50 milhões (incluindo equipamentos) e já está garantindo assistência médica especializada para cada faixa etária, com foco no atendimento integral de pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos de idade. São 64 leitos, sendo 54 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, além de duas salas de cirurgia, área para o atendimento às vítimas de violência sexual, centro de diagnóstico por imagem - com ultrassonografia, ecocardiografia e raio-X - laboratório de análises clínicas, agência transfusional, sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e um lactário. Uma assistência nunca ofertada pelo Estado, como observou Renan Filho.

"Esse é o sexto hospital entregue no nosso governo. Foi um investimento de quase R$50 milhões quando somamos a obra e os equipamentos, algo fundamental para a estruturação da saúde pública alagoana. Entregamos praticamente um grande hospital por ano na nossa gestão e estamos deixando mais um com 80% das obras prontas, que é o Hospital do Coração. Eu estou muito feliz e com a sensação de que Alagoas está no caminho certo", disse Renan Filho ao entregar a nova unidade hospitalar.

No Hospital da Criança, o atendimento é realizado de forma eletiva, por meio de agendamento, através da Central de Regulação. E cerca de 700 profissionais vão atuar na unidade, alguns deles trazidos da Clínica Daisy Brêda e outros alocados a partir da nomeação no concurso público. Será feito também atendimento de urgência e emergência, o que vai contribuir para desafogar a Unidade Pediátrica do Hospital Geral do Estado. 

Localizado na Avenida Juca Sampaio (Ladeirão do Óleo), o Hospital da Criança começou a funcionar ampliando a assistência hospitalar estadual e se somando às outras cinco unidades já inauguradas: Hospital da Mulher (HM) e Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

 

Primeira Edição © 2011