Alagoas: empresa exporta minério para Finlândia

Mineração Vale Verde realiza operação de transporte

07/04/2022 15:51

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Mineração Vale Verde (MVV), empresa incentivada pelo Governo de Alagoas, através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), continua exportando minérios extraídos da mina Serrote, que fica localizada na zona rural de Craíbas. Nesta semana uma carga de aproximadamente 9 mil toneladas de concentrado de cobre saiu do Porto de Maceió com destino a Finlândia, consolidando Alagoas como exportador de minério para o mercado internacional.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), André Luiz Gomes, a operação de exportação da MVV contribui para economia de Alagoas acima de tudo diante da divisão de receitas dentro do estado. “A consolidação dessa operação é de suma importância para Alagoas porque coloca o estado dentro de um outro patamar comercial. Mais competitivo e diversificado, saindo da pauta única que era exportação de açúcar, para outras que ajudam no desenvolvimento econômico. Processo que ocorre em um cenário de interiorização dos investimentos que passam a gerar empregos e renda em outros cantos do estado. Neste caso, no Agreste, atendendo a população de Craíbas e região”, expõe . 

A empresa é de suma importância, e movimenta uma nova cadeia produtiva dentro do estado, sobretudo no interior, na região do Agreste. Levando o desenvolvimento e interiorizando esse desenvolvimento em Alagoas e colocando mais um item na pauta exportadora do estado”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Com o processo de extração de minério em andamento, a MVV vem estocando e realizando a exportação de minério desde 2021, em operações regulares de aproximadamente dois meses.

Segundo gestores da MVV que atuam em Craíbas, o minério da Mina Serrote serve de insumo para a nova revolução energética, contribuindo para a descarbonização do planeta. Com mais de R$ 1 bilhão investidos desde o início da sua implantação, em 2018, a MVV é a primeira mineradora do estado e o maior investimento privado dos últimos dez anos em Alagoas.

Primeira Edição © 2011