Prefeitura de Arapiraca implantará vale-transporte para alunos da Ufal, Uneal e Ifal

06/04/2022 17:42

A- A+

Ascom Ufal

compartilhar:

Alunos do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas que estudam em Palmeira dos Índios já podem respirar aliviados. Em reunião realizada nesta terça-feira (5), o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, atendeu a solicitação da Ufal, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e vai criar o vale-transporte no valor de R$550 mensais para pagar as despesas dos estudantes com transporte intermunicipal.

O Projeto de Lei será enviado à Câmara de Vereadores e o prefeito acredita que em até 30 dias o PL seja aprovado. Com isso, a Prefeitura de Arapiraca cria, oficialmente, o vale-transporte no valor de R$550 reais mensais para alunos das três instituições.

O prefeito Luciano Barbosa destacou o esforço conjunto e a parceria com os dirigentes das três instituições, voltando a reafirmar seu compromisso, como já foi feito em gestões passadas, em ajudar os estudantes universitários arapiraquenses mais necessitados e que precisam se deslocar diariamente até as três universidades, em Palmeira dos Índios. “Temos de cuidar dos mais de trinta mil alunos da rede municipal e da universalização do acesso à pré-escola, mas nunca declinamos em auxiliar os estudantes universitários dentro das nossas limitações financeiras”, pontuou Barbosa.

Esse valor mensal será repassado pela Prefeitura a cada aluno beneficiado com o vale-transporte. De acordo com o diretor-geral do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, esse acordo foi o possível a ser feito. Em sua fala, ele ressaltou o compromisso social da Prefeitura com os alunos e agradeceu o empenho e a sensibilidade do prefeito Luciano Barbosa para resolver esse problema de transporte para os alunos, não só da Ufal, mas das três instituições.

A reunião com o prefeito também teve a participação do diretor acadêmico do Campus Arapiraca, Elton Alex Oliveira, do pró-reitor de Graduação da Ufal em exercício, Rodrigo Freitas;  do reitor da Uneal, Odilon Máximo de Morais; do diretor-geral do Campus Arapiraca do Ifal, Fábio Ribeiro; da secretária de Gestão da Prefeitura de Arapiraca, Ariluce de Cerqueira; e o procurador-geral do município, Victor Fernandes dos Anjos.

Negociação

A negociação com o prefeito começou na segunda-feira (4). Os dirigentes da Ufal, Rodrigo Freitas, Arnaldo Tenório e Elton Oliveira, foram recebidos por Luciano Barbosa e, na pauta, estava a busca de uma solução para os cerca de 170 alunos residentes em Arapiraca, mas que estudam na Ufal em Palmeira dos Índios.

Foram discutidas várias possibilidades e a proposta considerada mais viável, inclusive pelo prefeito, seria a criação do vale-transporte. Nessa reunião, o prefeito decidiu chamar os representantes das outras duas instituições, Ifal e Uneal, cujos alunos vivenciam a mesma problemática em relação ao transporte para Palmeira.

Arnaldo Tenório também propôs uma articulação com o governo estadual para que seja feita uma parceria com os municípios que vivenciam essa problemática em relação ao transporte dos estudantes universitários. “Precisamos fazer um trabalho de sensibilização junto ao governo estadual para evitar esse problema que acontece em todo início de semestre. O ideal seria uma parceria permanente para que nossos alunos não precisem passar por esse problema”, lembrou.

Link: https://ufal.br/ufal/noticias/2022/4/prefeitura-de-arapiraca-implantara-vale-transporte-para-alunos-da-ufal-uneal-e-ifal

Primeira Edição © 2011