Mesa Brasil repassa 8 mil litros de leite por semana para instituições sociais

Alimento é adquirido por meio de uma parceria firmada com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite)

01/04/2022 18:37

A- A+

Ascom Sesc Al

compartilhar:

Nesta semana, o Mesa Brasil Sesc repassou 8mil litros de leite para mais de 25 instituições sociais distribuídas em Maceió e em municípios do interior do estado. O leite é doado ao Mesa Brasil por meio de parceria firmada com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e do Ministério da Cidadania. Para que o programa fosse escolhido para ser unidade recebedora do PAA Leite, foram considerados pontos como logística, transparência e mapeamento das instituições.

Uma das instituições beneficiadas por essas doações foi a Sociedade Eunice Weaver de Maceió, que atende meninas em situação de vulnerabilidade social. Segundo a presidente da entidade, Marilourdes Queiroz, os mantimentos repassados pelo programa são muito importantes para a alimentação das crianças atendidas. “Se não fosse o Mesa Brasil eu acho que o Educandário não estaria funcionando tão bem”, afirmou.

Assim como a Sociedade Eunice Weaver, a Pastoral da Criança do Bebedouro recebeu litros de leite repassados pelo programa. Coordenador Geral da Pastoral, Nivaldo do Santos, reconheceu o valor do trabalho realizado pelo Mesa Brasil. “A situação do Bebedouro não está fácil e essa doações ajudam muitas famílias”, disse.

Sobre o Mesa Brasil

É uma rede nacional de bancos de alimentos que funciona por meio de doações de parceiros e pessoas físicas. O programa é realizado da seguinte forma: ao chegar nos pontos de coleta, os alimentos são higienizados, armazenados adequadamente, embalados e separados para serem retirados pelas instituições cadastradas.

As doações podem ser feitas em qualquer quantidade e deixadas pelos próprios doadores nas instalações do Mesa Brasil. Além de alimentos, a iniciativa recebe materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, peças de vestuários, lençóis, roupas, embalagens descartáveis, brinquedos, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos em boas condições de uso.

Em Alagoas, a ação ocorre desde 2003, atendendo, prioritariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional que são assistidas por centenas de instituições sociais. Além do repasse de doações, o Mesa Brasil promove ações de cunho educativo, como palestras e oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos. Os mantimentos podem ser doados em Maceió e Arapiraca.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011