Renan Filho tem 3 vezes mais intenção de voto do que Collor para o Senado

Lula, por sua vez, tem 54% de intenção de votos contra 22% do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa feita em Alagoas

29/03/2022 11:20

A- A+

Primeira Edição Impresso

compartilhar:

A pesquisa Ibrape divulgada na terça-feira (22/3) traz explicação para o fato de o senador Fernando Collor (PROS) não ter até agora anunciado que mandato disputará na eleição de outubro: em cada quatro alagoanos, três manifestam a intenção de votar em Renan Filho para o Senado, enquanto Collor tem a preferência de um eleitor. Detalhe relevante: o governador supera a soma de todos os demais ‘candidatos’ juntos. 

A sondagem do Ibrape apresenta duas situações com estes números: 

 

1º RESULTADO 

Renan Filho – 48% 

Fernando Collor – 15% 

Davi Davino Filho – 8% 

Delegado Fábio Costa – 8% 

Ildo Rafael – 1% 

 

2º RESULTADO 

Renan Filho – 50% 

Fernando Collor -17% 

Davi Davino Filho – 10% 

Inquestionável, a vantagem de Renan Filho poderá se ampliar, por exemplo, com o anúncio de sua pré-candidatura, o que não aconteceu até o momento, inclusive porque o governador ainda não manifestou sua intenção de concorrer ao pleito em outubro. 

Ao mesmo tempo em que coloca Collor em posição muito delicada, praticamente sem perspectiva de reverter a dianteira de Renan Filho, a pesquisa serve de advertência ao deputado estadual Davi Filho: ele correrá o risco de ficar sem mandato ao abrir mão de concorrer à reeleição, numa disputa relativamente tranquila, para enfrentar o político de maior aceitação no atual momento político alagoano. 

O destino de Collor ainda é incerto, mas uma coisa é certa: os 17% de eleitores que lhe manifestam intenção de voto são insuficientes para assegurar ao senador uma possibilidade de sucesso numa disputa majoritária, seja para o governo, seja para o Senado. 

O problema é que o ex-presidente responde a processos no Supremo Tribunal Federal e precisa, por isso mesmo, de um mandato que lhe assegure imunidade parlamentar, daí porque alguns analistas políticos acreditam que o caminho mais seguro seria a eleição de deputado federal, mandato que ele já exerceu na década de 1980. 

 

Disparado em Alagoas, Lula tem 54% de intenção 

de votos contra 22% do presidente Jair Bolsonaro 

 

Se as eleições presidenciais fossem hoje, em quem o Sr. Votaria? A esta pergunta, formulada pelo Instituto Ibrape, 54% dos eleitores alagoanos responderam que votariam no petista Lula, enquanto apenas 22% disseram que dariam o voto ao presidente Jair Bolsonaro. 

É uma vantagem de quase 250% e mostra que, em Alagoas, o ex-presidente da República caminha para uma vitória maiúscula, situação que deverá se repetir (talvez, não com tamanha diferença) na totalidade dos estados nordestinos. 

Provavelmente com números próprios sobre o posicionamento do eleitorado da Região, Bolsonaro está realizando uma série de visitas aos estados governados por adversários políticos, na esperança de reduzir a dianteira do líder petista. 

A nova pesquisa Ibrape apresenta o seguinte quadro presidencial: 

Lula – 54% 

Jair Bolsonaro – 22% 

Ciro Gomes - 3% 

Sérgio Moro – 3% 

André Janones – 3% 

Eduardo Leite – 0% 

João Doria – 0% 

Simone Tebet – 0% 

 

REPROVAÇÃO 

Os números negativos para Bolsonaro não param por aí: o Ibrape perguntou se o entrevistado ‘aprova ou desaprova a maneira como o presidente Bolsonaro vem governando o Brasil’, obtendo os seguintes percentuais: 

Aprova – 33%  

Desaprova – 63% 

- Não sabe/não opina – 2% 

Em outro questionamento, o instituto quis saber como o eleitor avalia o governo do presidente Bolsonaro: 

Ótimo – 9% 

Bom – 19%  

Regular – 10% 

Rui – 17% 

Péssimo 42% 

Não sabe – 3% 

Com a liberação de saques do FGTS e antecipação do 13º salário dos aposentados, Bolsonaro espera mitigar essa vantagem de Lula na região mais crítica para suas aspirações de novo mandato. 

(A pesquisa Ibrape citada nas matérias desta edição foi realizada no período de 16 a 19 de Março de 2022 e está registrada na Justiça Eleitoral com o Nº AL 03385/2022).

 

Primeira Edição © 2011