Professora da Ufal lança livros sobre Astronomia e Astronáutica

25/03/2022 20:24

A- A+

Ascom Ufal

compartilhar:

A professora Cláudia de Oliveira Lozada, docente do Instituto de Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal) lançou dois livros voltados para o Ensino de Ciências: “Astronomia para o Ensino Médio” e “Astronáutica para o Ensino Médio”. Os livros foram publicados pela Editora da Universidade Federal do ABC (UFABC) e escritos em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal do ABC.

A ideia é abordar a parte teórica e prática dos conteúdos de Astronomia e Astronáutica, trazendo experimentos que podem ser feitos com material acessível, numa abordagem interativa, interdisciplinar e baseada no enfoque STEAM e Maker. “Estudar e entender Astronomia e Astronáutica pode ser de grande ajuda na compreensão do Universo e da Terra e seus fenômenos e as interações que os seres humanos estabelecem nesses contextos”, afirma a professora.

Segundo Cláudia, o conteúdo é destinado não somente a professores e estudantes de Ensino Médio, mas a todos os interessados no tema. “Além do mais, o currículo de Ciências da Natureza da Educação Básica proposto pela Base Nacional Comum Curricular, constam diversos tópicos de Astronomia que são abordados na unidade temática ‘Terra e Universo’, e os livros didáticos trazem esses tópicos de Astronomia e conteúdos de Astronáutica em seções de curiosidades e textos complementares, portanto, é uma temática que permeia o currículo brasileiro”, explica.

Para quem quer entender um pouco mais, a Astronomia é uma Ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera da Terra. Já a Astronáutica é uma Ciência que se destina à exploração espacial, desenvolvendo tecnologia para missões tripuladas e não tripuladas. “No que diz respeito à Astronáutica que geralmente é lembrada quando a NASA (Agência Espacial Norte- Americana) é citada, as Ciências Espaciais e a indústria Aeroespacial têm se desenvolvido muito nos últimos anos, com empresas que destinam a criação de foguetes e satélites e realizam os lançamentos, como a Space X e outras que atuam na área inclusive com voos sub-orbitais para turistas como a Virgin Galactic e Blue Origin. O desenvolvimento tecnológico da indústria aeroespacial gera tecnologias que são aprimoradas e usadas na vida no planeta Terra, como travesseiro viscoelástico e o sensor tipo CMOS - APS presentes nas câmeras de smartphones”, diz.

Para ter acesso às obras, clique aqui.

 A Autora

Além de pesquisas na área de Educação Matemática, a professora Cláudia também se dedica à área de Ensino de Ciências e trabalha com divulgação científica. Em 2020 ganhou um importante prêmio científico – Best Paper Awards – na categoria Educadores – pela Columbia University nos Estados Unidos, tendo ganhado prêmios de destaque em 2021 no 2º Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e no 1º Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada.

Link: https://ufal.br/servidor/noticias/2022/3/professora-da-ufal-lanca-livros-sobre-astronomia-e-astronautica

Primeira Edição © 2011