Sesc promove aulas gratuitas de ginástica rítmica para crianças e adolescentes

Projeto faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade e atende crianças e adolescentes de 8 a 18 anos

23/03/2022 11:40

A- A+

Ascom Sesc Al

compartilhar:

A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva que trabalha o corpo em sua totalidade. Assim como estimula habilidades artísticas, ao treinar movimentos corporais combinados com recursos utilizados na dança e no teatro. Não sem motivo, ela é uma das modalidades que fazem parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Alagoas.

Atualmente, a Escolinha Sesc de Ginástica Rítmica atende 30 estudantes, de 8 a 18 anos, com renda bruta familiar de até três salário mínimos. As vagas da ginástica, bem como a de outras modalidades do PCG, são preenchidas por edital, publicado no início do ano, no site do Sesc Alagoas.

A professora de educação física Fabiana Rodrigues é a responsável por orientar as estudantes. Há quase dez anos desenvolvendo esse trabalho, ela fala sobre o contentamento de fazer parte do projeto e seu objetivo no exercício da função. “O meu interesse pela Educação Física surgiu do contato que eu tive com a GR e com a dança durante a infância. Eu quero que essas crianças tenham as mesmas oportunidades que eu tive”, afirmou.

Thaemmy Costa, 10 anos, é a segunda de sua família a participar da escolinha. Motivada pela experiência da irmã, ela se inscreveu e recebeu a oportunidade. “Eu gosto muito daqui, dos exercícios, das apresentações... Fico muito animada”, contou.

A ginástica rítmica é bastante procurada entre os projetos do PCG. Segundo a professora Fabiana, há três anos as vagas se esgotam no primeiro dia de inscrições. A participante Letícia Caciano, 10 anos, precisou ficar na fila de espera durante um tempo até conseguir uma vaga, mas a recompensa veio. “A ginástica me ajuda a ter mais flexibilidade e paciência, treinar me acalma”, disse Letícia.

PCG

O Programa de Comprometimento e Gratuidade, em acordo ao que foi estabelecido no Decreto nº 6.632, destina 1/3 (um terço) da receita líquida do Sesc para ações voltadas à educação básica e continuidade e a outras ações educativas relacionadas às áreas da Cultura, Saúde e Lazer. Essas ações são destinadas gratuitamente aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, e aos estudantes da rede pública de educação básica de baixa renda.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011