Renan Filho bate o martelo: "Vou concorrer à eleição de senador"

Governador deixa Alagoas com investimentos bilionários e grandes avanços na saúde, educação, segurança, saneamento, sistema viário

23/03/2022 19:36

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

 

Afirmando sua convicção do dever cumprido, após mais de sete anos liderando o projeto de transformação de Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) acaba de comunicar sua decisão de renunciar ao cargo para, de acordo com o que prescreve a legislação, concorrer à eleição de senador em outubro.

Durante homenagem que recebeu nesta quarta-feira, 23 de março, das Universidades de Alagoas, Renan Filho fez breve pronunciamento em que resumiu os grandes avanços conquistados pelo Estado nos últimos sete anos e comunicou:

- Estou nos últimos dias do meu mandato. Posso dizer hoje porque agora eu tenho certeza. Eu renunciarei na próxima semana ao cargo de governador de Alagoas para estar apto para disputar as eleições. Acho que cumprirei um papel melhor nessa transição que o país deve viver em 22 tendo um mandato eletivo em Brasília. Garantindo as condições políticas para que o estado siga adiante, no caminho certo.

Ao longo de dois mandatos, o segundo a se concluir em dezembro vindouro, e podendo dizer que foi muito além do que promover a ‘mudança’ que prometeu na campanha eleitoral de 2018, quando se elegeu governador pela primeira vez, Renan Filho afirmou:

- Renunciarei com o sentimento que toma conta de mim. A sensação de dever cumprido. Não fiz tudo que as pessoas esperavam de mim, mas posso garantir, fiz tudo que as minhas limitações permitiam que eu fizesse, tudo que estava ao meu alcance. O que não fiz é porque verdadeiramente não tive condições de fazer".

Após ter assumido um estado financeiramente quebrado, arcando com uma dívida pública impagável e sem condições sequer de conceder uma melhoria salarial ao funcionalismo, Renan Filho comandou o que os políticos chamam de ‘revolução desenvolvimentista’, tirando Alagoas da insolvência e fazendo investimentos bilionários nas áreas de saúde, educação, segurança, sistema rodoviário, agricultura e criando e fomentando programas sociais de grande alcance. (Leia ‘Renan Filho pode bater no peito: Missão cumprida’, no blog de Romero Vieira Belo).

 

TRANSIÇÃO

Com a renúncia que, pela legislação, será oficializada até o dia dois de abril (sábado da próximo semana), Renan Filho transmitirá o cargo a um sucessor que será eleito pela Assembleia Legislativa para conduzir o governo até 31 de dezembro.

O nome definido é o do deputado estadual Paulo Dantas (MDB) que será candidato à reeleição em outubro, com apoio de Renan Filho e de Lula, o presidenciável que lidera até aqui todas as pesquisas de intenção de voto para a sucessão do presidente Jair Bolsonaro.

A eleição para o mandato tampão será convocada e realizada em 30 dias, a contar da data da renúncia de Renan Filho, cumprindo um roteiro já pacificado e apoiado pela grande maioria dos 27 deputados estaduais liderados pelo presidente Marcelo Victor.

Aos 42 anos, com trajetória que inclui eleição de prefeito de Murici (sua terra natal), de deputado federal e duas vezes de governador, Renan Filho concorrerá à única vaga de senador que estará em disputa na eleição deste ano. (Romero Vieira Belo)

Primeira Edição © 2011