Campeonato de futebol movimenta a Unidade de Internação Provisória Masculina

O evento buscou promover a socialização dos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas

22/03/2022 14:11

A- A+

Ascom Seprev

compartilhar:

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), promoveu um campeonato de futebol para os adolescentes que cumprem medida na Unidade de Internação Provisória Masculina (UIPM), que fica em Rio Largo. A disputa final aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) e foi marcada com goleada pelo time vencedor.

Autor de três gols, o socioeducando D.A.S, de 16 anos, foi o artilheiro do campeonato e garantiu a vitória para o time rubro-negro. Na comemoração, ele destacou a importância do trabalho em equipe para alcançar o primeiro lugar. “Achei muito bom somar tantos gols, mas não fiz isso sozinho. Tive a ajuda dos meus companheiros e não conseguiria sem eles”, comentou.

O adolescente disse ainda que a atividade física tem um papel fundamental no cumprimento da medida socioeducativa, principalmente no enfrentamento da privação de liberdade. “O esporte é bom porque ajuda a distrair a mente e passar o tempo de forma produtiva. Aqui nós estamos sempre em atividade, nos distraindo com uma coisa boa e interagindo com os amigos”, disse.

Segundo o superintendente da Sumese, Otávio Rego, o objetivo do torneio foi promover a socialização dos participantes e a interação social entre os adolescentes e jovens da unidade, que é referência em bom comportamento. Ele ressaltou ainda que a iniciativa será ampliada para as outras Unidades de Internação, planejamento que já está em curso.

“O esporte é uma ferramenta muito positiva para a ressocialização dos nossos jovens que estão privados de liberdade. O Governo de Alagoas, por meio da Seprev, já tem disponibilizado o acesso à educação, à capacitação profissional, entre tantos outros recursos importantes para que eles sejam reintegrados à sociedade com sucesso e o esporte é mais uma ferramenta com esse propósito. Já estamos estudando a implantação de ações semelhantes nas demais Unidades de Internação”, afirmou.

Ao final do jogo, o superintendente fez a entrega das medalhas e do troféu aos finalistas e anunciou um jantar comemorativo para os participantes. “É uma forma de celebrarmos esta realização com todos os envolvidos e também a boa conduta dos nossos adolescentes. Eles merecem”, disse.

Por  Everton Dimoni

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011