Dia 21 de março: contagem regressiva para o retorno presencial das aulas na Ufal

17/03/2022 12:57

A- A+

Ascom Ufal

compartilhar:

O encontro está marcado: no dia 21 de março, às 15h, na arquibancada da pista de atletismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vai ser realizada a calourada do semestre 2021.2. Os estudantes que estão entrando agora na universidade e todos os que não puderam ter recepção presencial nestes dois anos de distanciamento social estão convidados a participar. O reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e toda a equipe da gestão estarão presentes para o acolhimento.

A escolha do local já revela a preocupação com a segurança sanitária: amplo, aberto e arejado. “A expectativa é grande para receber a nossa comunidade acadêmica, mas com todos os protocolos de segurança. Todas as pessoas com a vacinação em dia, usando máscaras da forma adequada e mantendo o distanciamento social. Estamos arrumando os ambientes para receber nossa comunidade universitária com muita alegria”, disse o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Uma banda de música vai recepcionar a comunidade estudantil nos portões da pista de atletismo, na Vila Olímpica da Ufal. Em seguida, alguns vídeos serão exibidos, com informações sobre as atividades e setores da Universidade. A mesa de honra será composta pela gestão da Universidade e representantes do movimento estudantil e sindical. Logo depois das saudações, haverá uma palestra com o professor do curso de Medicina, Ricardo Nogueira, da Casa da Palavra. A programação será encerrada com apresentações culturais.

Na sede do Campus do Sertão, localizada na cidade de Delmiro Gouveia, as atividades de acolhimento institucional vão acontecer nos três turnos, a partir das 7h30, às 13h30 e às 19h. Haverá exposição fotográfica, saudações da direção e das coordenações de curso, além de uma apresentação cultural com o Grupo Quinta Instrumental do Núcleo de Expressão Artística (Neart). No Campus Arapiraca, a recepção está sendo organizada com a participação dos representantes de centros acadêmicos dos cursos de graduação.

A Ufal recebe, neste semestre, 2,7 mil novos alunos. No total, são mais de 20 mil estudantes retornando às atividades presenciais nos quatro campi: Maceió, Arapiraca, Sertão (Delmiro Gouveia, Ceca (Rio Largo) e unidades em Palmeira do Índios, Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema. “Uma força-tarefa está preparando esse retorno, com ações sanitárias, acadêmicas e de infraestrutura. É um trabalho articulado com muito empenho que envolve todos os setores da universidade. Queremos um retorno seguro e de qualidade”, destaca Amauri Barros.

Durante os dois anos de ensino remoto, a Ufal não reduziu o número de estudantes. “Ainda estamos fechando os dados, mas, apesar das dificuldades, conseguimos responder bem ao período mais crítico da pandemia de Covid-19. Tivemos um semestre de Período Letivo Excepcional (PLE), onde adequamos as atividades acadêmicas ao ambiente virtual de aprendizagem, depois regulamentamos os semestres letivos na modalidade remota. As vagas ociosas foram rapidamente ocupadas por meio de vários editais. Atravessamos o período mais difícil sem grandes evasões”, informa o pró-reitor de Graduação.

Para o retorno ao campus, os serviços de assistência estudantil também vão retornar, mas com limitações na quantidade de pessoas para evitar aglomerações. “Temos a Residência Universitária Alagoana (RUA), para os estudantes que não têm família em Maceió, o Restaurante Universitário, que é aberto à toda a comunidade, com gratuidade para os estudantes atendidos no edital de comensais, os demais pagam um valor bastante acessível. Temos as bibliotecas, inclusão digital, atendimento médico e psicológico, entre outros suportes para comunidade estudantil”, informa o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima.

Uma preocupação dos estudantes que se deslocam de vários municípios para os campi e unidades é o transporte. O reitor Josealdo Tonholo entrou em contato com o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e com Marcelo Beltrão, de Coruripe, sobre a disponibilidade de ônibus. “A prefeitura de Coruripe nos ajuda nesse translado de estudantes do Campus A.C. Simões para o Ceca, e o prefeito já nos garantiu que este apoio está mantido. O presidente da AMA ressaltou que os prefeitos reconhecem a importância de transportar seus estudantes porque a formação superior garante um retorno fundamental de qualificação para os municípios”, informou Tonholo.

Para mais detalhes, ouça o Programa Ufal e Sociedade de boas-vindas, com as informações das pró-reitorias Estudantil, de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação. 

Link: https://ufal.br/ufal/noticias/2022/3/dia-21-de-marco-contagem-regressiva-para-o-retorno-presencial-das-aulas

 

Primeira Edição © 2011