Maceió é classificada como cidade-polo da ONU-habitat

Capital alagoana vem sendo destaque com ações turísticas, espaços criativos e planejamento urbano

17/02/2022 16:09

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Maceió é uma das duas cidades de Alagoas que foram selecionadas para participar do programa G52: Cidades-Polo ampliando os marcos do desenvolvimento regional da ONU-Habitat. O evento será realizado virtualmente nos dias 21 e 22 de fevereiro, às 10h, e contará com painéis e oficinas de especialistas e prefeituras sobre os temas de governança compartilhada, inovação e gestão de recursos.

A capital vem sendo destaque nas estratégias inovadores e criativas, a exemplo da inovação com os Espaços Criativos instalados em diversos pontos turísticos e comunitários na campanha do “Maceió é Massa”, que vem potencializando as ações turísticas e de divulgação da cidade.

O Programa de Inovação Digital de Maceió (Inovaberta) continua no circuito para estimular a criatividade das pessoas, visando as melhorias da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, além de consolidar parcerias e desenvolver oportunidades para startups.

Maceió como Cidade-Polo do projeto poderá estimular a sua capacidade institucional em temas como planejamento regional, financiamento e desenvolvimento de projetos, governo digital e cidades inteligentes centradas nas pessoas, além de potencializar a sua capacidade de desenvolver soluções para seus desafios de forma inovadora e compartilhada.

O secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, participará do painel “Caminhos e oportunidades para gestão eficiente de projetos e acesso a recursos”, que aborda o compartilhamento de experiências para financiamento e gestão de projetos de longo prazo, acesso a fundos e fontes de financiamento.

Para o secretário, o reconhecimento da ONU-Habitat demonstra que Maceió está se tornando cada vez mais uma cidade de referência quando o assunto é gestão eficiente e inovadora.

“Este programa tem como intuito criar uma rede de compartilhamento de cases de governo digital de cidades inteligentes. Maceió tem sido uma referência nessa área não só no estado, mas também em outros territórios no Brasil. Isso se dá por conta dos projetos que a Prefeitura vem desenvolvendo, a exemplo, do Inovaberta que reúne o poder público, entidades do terceiro setor, universidades e empresas na busca de soluções inovadoras para a capital”, argumenta o secretário.

O projeto da ONU-Habitat visa impulsionar a implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) por meio do fortalecimento de capacidades municipais para a promoção de política desenvolvimento de forma compartilhada. Foram 52 municípios escolhidos, que fazem parte da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). As cidades irão receber capacitações para aprimorar seu planejamento urbano e promover o desenvolvimento sustentável.

A ação é fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat, PNUD e Sudene e abrange a Rede de Cidades Polo (G52) – um grupo de municípios com papel de influência em suas regiões intermediárias segundo critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre o evento – O evento é voltado para prefeitos, gestores, servidores, representantes da sociedade civil, do setor privado e academia. A reunião contará com uma apresentação do projeto, oficinas temáticas sobre inovação e sustentabilidade financeira, além dos painéis e oficinas temáticas sobre governança compartilhada, cooperação intermunicipal, agendas globais de desenvolvimento, gestão eficiente de projetos e acesso a recursos.

Primeira Edição © 2011