Saúde bucal não tira férias!

21/01/2022 12:34

A- A+

Ascom Casa da Redção

compartilhar:

Nesse período de férias, temos a tendência de comer mais e comer “errado” com uma maior frequência. É muito importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, principalmente das crianças, pois a temporada também é marcada pelo alto consumo de guloseimas.

Segundo a dentista Dra. Thaís Ferreira, especialista em Kit Prevenção Clareamento, Implantes, Facetas e Próteses, a ingestão de carboidratos com mais constância e sem um controle ideal da higiene oral, com uma técnica que seja eficiente e exclusiva para cada paciente, faz com que a incidência de cáries, de inflamação da gengiva, acúmulo de massa branca em cima da língua, mau hálito, inflamação da garganta acabe sendo mais comuns nesse período. “No entanto, vale a pena lembrar que é essencial fazer uma boa higiene dos dentes ao menos três vezes por dia, após as principais refeições. Se possível, leve um kit de higiene bucal na bolsa para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa”, ensina.

A especialista ainda ressalta que o período de férias também é importante para prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente após o consumo de alguns alimentos que dificultam a escovação e geram bactérias responsáveis pelas cáries, como os açucarados e gordurosos. “Outra dica importante é aproveitar o tempo de folga para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando assim possíveis complicações antes de voltar às atividades cotidianas”.

Para passar as férias com a saúde bucal em dia, a Dra. Thaís separou três passos importantes. Confira:

1. Escove os dentes no mínimo três vezes por dia – A escovação deve ser feita sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua, e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. Não esqueça do fio dental, que deve ser passado entre todos os dentes sempre após a escovação;

2. Não abuse de doces e refrigerantes – Mesmo nas férias, não deixe de optar por alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Consuma alimentos açucarados com cautela, pois eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva;

3. Em casos de traumas, procure um especialista – Nos casos de traumatismo dentário é importante agir nas primeiras horas e procurar um dentista com urgência. Nas ocorrências mais graves, como a quebra de um dente, pegue o fragmento do dente e coloque-o num frasco com água até chegar ao consultório.

 

Primeira Edição © 2011