Projeto “Saúde Vai Até Você” leva ações

Ação disponibilizou testes rápidos

20/01/2022 18:20

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (19), mais uma edição do projeto “Saúde Vai Até Você”. Desta vez, foram beneficiados com as inúmeras ações do projeto os moradores do Conjunto Parque dos Caetés - localizado no Benedito Bentes - e adjacências.

As ações aconteceram, durante toda a manhã, na Associação dos Moradores do bairro e contaram com atendimentos psicológicos, nutricionais e com prestação de assistência social, além da realização de 100 testes rápidos para ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, reforçando a prevenção e a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando a todos a cuidarem melhor da própria saúde.

Foram realizados ainda 41 atendimentos nos serviços de aferição de pressão e glicemia e, destacada a campanha do Janeiro Roxo, com teste diagnóstico para Hanseníase. A Gerência de Atenção à Saúde Bucal promoveu, na ação educativa, a distribuição de 300 escovas e 78 cremes dentais à comunidade, além de orientações sobre saúde bucal.

Intersetorialidade na Saúde

Fomentando a parceria entre diversos setores da saúde municipal, a intersetorialidade está cada vez mais ativa nas ações da SMS, a exemplo dessa ação, que contou com participação da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNasf), da Coordenação de Atenção Primária e das gerências de Atenção à Saúde Bucal e do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais .

Na oportunidade, os profissionais da saúde compartilharam atividades voltadas à informação e orientações de sensibilização, assistência aos moradores e encaminhamentos para especialidades médicas e exames, após as necessidades encontradas na ação.

Atendimentos na ação

Os atendimentos estavam divididos em quatro salas de espera. Em uma delas, foram repassadas à população informações voltadas à prevenção e combate a Covid-19, ressaltando a importância da vacinação, do uso de máscaras e do distanciamento social.

“Nossa equipe realizou também 19 atendimentos nutricionais onde foram destacadas as melhores formas de higienização e armazenamento dos alimentos, assim como a importância de uma alimentação saudável e seus benefícios. Tivemos ainda 19 demandas para a área de Psicologia e 10 para a assistente social, somando esforços às ações da SMS pela melhoria da saúde dos maceioenses”, ressaltou Sandra Barros, apoiadora institucional da eNasf.

Primeira Edição © 2011