A Fabulosa Tenda dos Charlatães

19/01/2022 09:57

A- A+

Ascom Sesc Santo Amaro

compartilhar:

No dia 22 de janeiro de 2022 (sábado), às 17h, com entrada gratuita, o grupo Desembargadores do Furgão realiza estreia presencial do espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” no Sesc Santo Amaro, que fica na Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro, São Paulo - SP.

Um circo pra lá de excêntrico que conta com números de magia, contorcionismo, atiradora de agulhas, homem mais forte, animais fantásticos, faquires e muitas charlatanices. Durante a jornada destes seres inusitados, o espetáculo propõe um caminho de aproximação com tipos populares brasileiros ao utilizar as máscaras “Bondrês”, que correspondem ao palhaço em nossa cultura.

Sob orientação de Gabriel Bodstein (Barracão Teatro e Grupo 59 de Teatro), o elenco se aprofundou na identidade de cada máscara balinesa para trazer números de habilidades ligados ao universo circense. 

O espetáculo conta com elementos peculiares, como a precisão de movimentos em jogo com a trilha (um elemento trazido da tradição Topeng de Bali), jogo direto de improvisação com o público e desenvolvimento de personagens brasileiros.

Usando as relações das máscaras e o jogo direto com a plateia, o grupo Desembargadores do Furgão constrói um ambiente único, engraçado e democrático, sendo ideal para a diversão de toda família. 

Mais sobre o Grupo Desembargadores do Furgão

O Grupo Desembargadores do Furgão foi fundado em 2013 por artistas egressos da UNICAMP com o intuito de pesquisar a transposição das máscaras Balinesas para o contexto do teatro popular brasileiro.

Em algumas obras o grupo utiliza máscaras balinesas da tradição TOPENG e também desenvolve uma pesquisa com máscaras do Mapiko (Moçambique), de Paucartambo (Perú) e máscaras de confecção própria. 

Todos os trabalhos são feitos a partir de materiais pouco usuais na cultura brasileira e são pensados para ocupar espaços abertos e públicos, trazendo para a cena e público, elementos novos que instigam a curiosidade, o olhar, o pensamento, de forma democrática e acessível. 

Com três espetáculos em seu repertório, o grupo já circulou por diversos festivais pelo Brasil, unidades do Sesc, equipamentos de cultura, espaços públicos e participou de importantes circuitos culturais como o Circuito Municipal de São Paulo e Circuito Sesc de Artes. Realizou projetos em parceria com a Secretaria de Cultura do município de São Paulo e foi contemplado com Prêmios PROAC.

O grupo integrou a programação da inauguração da mais nova unidade do Sesc SP, o Sesc Mogi das Cruzes, apresentando o espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”. Agora, a companhia segue com a temporada de estreia em uma apresentação presencial no Sesc Santo Amaro, dia 22 de janeiro de 2022 (sábado), às 17h, com entrada gratuita.  

Informações: facebook/desembargadoresdofurgao ou www.instagram.com/desembargadoresdofurgao

 

FICHA TÉCNICA

Grupo: Desembargadores do Furgão | Orientação Artística: Gabriel Bodstein | Elenco: Amanda Schmitz, Ana Pessoa, Marcelo Moraes | Dramaturgia: Grupo Desembargadores do Furgão | Direção Musical: Max Huszar e João Paulo Nascimento | Operação de Trilha: Max Huszar | Cenografia: Maria Zuquim | Figurino: Maria Zuquim | Equipe de Apoio: Mariana Rhormens | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção Executiva: Maira Manholer | Produção Geral: Grupo Desembargadores do Furgão

SERVIÇO: Espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”

Com Grupo Desembargadores do Furgão

Sinopse: A fabulosa tenda dos Charlatães chegou na cidade! Profissionais na arte de enganar, as personagens representadas com máscaras balinesas apresentam números clássicos de circo. Entre números de ilusionismo, contorcionismo, magia, homem mais forte do mundo, feras e atiradora de agulhas, ainda há espaço para vendas do patrocinador oficial da Cia. e muita trapalhada que garante a diversão para toda a família.

Duração: 50 minutos

Estreia presencial 

Quando: 22 de janeiro de 2022 (sábado)

Horário: 17:00

Onde: Sesc Santo Amaro - Endereço: Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04752-005

Classificação Etária: Livre

Grátis. 

Não é necessário agendar ou retirar ingressos. Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

Primeira Edição © 2011