E preciso redobrar os cuidados aos cães contra pulgas e carrapatos no verão

Com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados aos cães contra pulgas e carrapatos

09/12/2021 12:26

A- A+

Texto Comunicação

compartilhar:

Conhecida como a doença do verão, a erliquiose canina é comum e pode causar sérios problemas de saúde, caso não seja tratada rapidamente. “Com o aumento da temperatura e da umidade no verão, os casos de infestação por pulgas e carrapatos aumentam sensivelmente, pois esse clima favorece a reprodução e a eclosão de ovos desses ectoparasitas, colocando em risco a qualidade de vida dos pets”, explica a médica veterinária Patricia Guimarães, responsável pelo departamento técnico de marketing da Syntec do Brasil.

Segundo Patrícia, a erliquiose pode ser dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica. “Os principais sintomas são apatia, falta de apetite, febre, vômitos, diarreia, perda de sangue pelo nariz e respiração ofegante, além de mucosas pálidas, que também podem ser sinal de anemia”, informa a especialista.

A erliquiose é uma das principais doenças infectocontagiosas que afetam os cães no verão. “A principal variante é a Erlichia canis, bactéria transmitida pela picada do carrapato, que afeta as células sanguíneas dos pets. Essa doença se prolifera com mais facilidade durante o verão, porque esta estação apresenta o clima propício para o desenvolvimento do ciclo evolutivo dos carrapatos”, conta Patricia Guimarães.

“É importante ter em mente que nem todos os cães apresentam os sinais clínicos da doença. É possível haver pets sem nenhum sintoma, com sintomas moderados e outros com sintomas mais intensos. Além disso, a sintomatologia varia de acordo com cada indivíduo e considerando o estágio em que a doença se encontra", afirma a veterinária.

A boa notícia é que é possível tratar a erliquiose, independentemente do seu estágio e intensidade dos sintomas. “Para começar, é essencial consultar um médico veterinário, pois é ele quem vai avaliar o paciente para associar os medicamentos necessários e corretos para uma recuperação rápida e eficaz. Um dos principais aliados nesse tratamento é o antibiótico à base de doxiciclina, composto extremamente eficaz contra a bactéria Erlichia canis”, destaca a especialista.

A Syntec do Brasil coloca à disposição dos médicos veterinários e tutores, Doxitec, antibiótico oral à base de Hiclato de Doxiciclina, palatável e de amplo espectro de ação. Doxitec age combatendo bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. “Além de ser muito importante no tratamento da erliquiose e de outras doenças infectocontagiosas, Doxitec também é indicado para o tratamento de infecções dos tratos respiratório, gastrointestinal, gênito-urinário e, ainda, da pele. É um produto seguro, eficaz e de confiança”, finaliza Patricia Guimarães.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo medicamentos, higiene e beleza, suplementos e, agora, vacinas. Mais informações: www.syntec.com.br

Primeira Edição © 2011