Popularidade de YouTubers e criadores de conteúdo movimenta diversas indústrias

26/11/2021 15:12

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A redação

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Criado em 2005, o YouTube teve várias fases até os tempos atuais, mas sem dúvidas o divisor de águas foi a monetização dos vídeos para os criadores de conteúdo. Se antes a plataforma era a “casa” dos vídeos mais informais, criados por pessoas comuns, aos poucos foi surgindo a figura do YouTuber, um profissional que cria conteúdo de forma frequente e que vive disso, o que implicou uma melhora na qualidade e também na busca por mais informações.

Com mais de 34 bilhões de acessos por mês, o YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, atrás apenas do Google, ambos da mesma empresa. É difícil encontrar alguém que usa a internet diariamente que não procure a plataforma com frequência para ver um vídeo dos mais diversos conteúdos.

Com esse fluxo de pessoas e interesse pelo material apresentado a quantidade de pessoas que se dedicaram a fazer vídeos em tempo integral explodiu. E a profissionalização também trouxe maior investimento de tempo e recursos para criar vídeos de melhor qualidade.

Um exemplo é a criação de estúdios para gravação. Especialmente nas grandes cidades brasileiras estão surgindo espaços para gravar podcasts, vídeos de todos os gêneros – desde covers de música até dicas de culinária – e programas de entrevista. O investimento para criar um estúdio pode variar bastante: a prioridade é a boa captação do som, o que pode ser conquistado com uma boa instalação de espuma acústica e isolamento geral feito por uma empresa especializada. A partir disso o tamanho, equipamentos de gravação e outros itens são uma escolha dos empreendedores.

Ainda há vários outros exemplos de como essa procura pela criação de conteúdo e o surgimento de verdadeiros profissionais é benéfico para as mais diversas indústrias.

Imóveis: locais para estúdio, apartamentos maiores

Já falamos como nas grandes cidades há um aumento do número de estúdios, que antes estavam mais restritos a gravações de músicas, publicidade e televisão, mas agora podem receber esse enorme contingente de pessoas que quer gravar vídeos de todos os tipos e gêneros.

Quem tem a agradecer por isso é o mercado imobiliário. Os espaços podem variar, desde uma pequena sala até um andar inteiro em um prédio ou uma casa. Mas em tempos de comércio se deslocando para o online e muitos espaços ficando desocupados, ter esse campo a explorar é muito positivo.

Muitos criadores de conteúdo também optam por criar estúdios em seus próprios apartamentos e casas. Essa ideia também vai de encontro com o conceito de home office – não à toa se chama home studio - , que permite maior conforto para o profissional, mas também exige um espaço maior em seu lar para criar um estúdio. Separar um quarto para ser o escritório/estúdio torna-se uma necessidade neste caso.

Acessórios: câmeras, luzes, computadores potentes

O setor mais óbvio que se beneficia com a popularização de YouTubers e criadores de conteúdo é o das empresas de tecnologia. É possível gravar vídeos com a câmera de seu celular de uso pessoal ou então um microfone de computador. Mas em um cenário de alta concorrência, o investimento em uma câmera 4K, em um microfone de qualidade, em tripés, luzes, telas verdes e a lista continua faz toda a diferença em um vídeo.

Já ter um computador com grande espaço na memória, SSD, placa de vídeo de primeira e os melhores softwares de gravação e edição são uma mão na roda para os criadores de conteúdo e editores profissionais.

Marketing: campanhas publicitárias, presença digital

A ideia de garoto-propaganda foi expandida para uma palavra da moda: influenciador. Marcas não procuram apenas o ator da Rede Globo para expor suas marcas, mas também criadores de conteúdo específicos, que conseguem chegar em nichos importantes e trazer uma imagem de credibilidade.

Essas campanhas são um nicho que agências de publicidade abraçaram, fazendo contatos com influenciadores desde Felipe Neto e Kéfera até os chamados microinfluenciadores, que não tem grandes números de seguidores e engajamento, mas tem enorme influência em determinados nichos que um produto procura alcançar.

Os anúncios no YouTube também aproveitam esse enorme público que a plataforma alcança, com novos formatos – como os poucos segundos antes de qualquer vídeo – obrigando os publicitários a exercitar sua criatividade.

 

 

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