Pet Amigo, conquista prêmio nacional patrocinado pelo Sebrae

Programa alagoano tem impacto ambiental ao oferecer consultas, vacinas, vermifugação e castração de cães e gatos e pode ser replicado por outros municípios

26/11/2021 20:04

A- A+

Ascom Sebrae

compartilhar:

O grande vencedor do Prêmio Impactos Positivos 2021, na categoria Impacto Ambiental, é de Alagoas: o Programa Pet Amigo, idealizado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, ganhou o reconhecimento máximo da premiação realizada pela Global Impact Network e patrocinada pelo Sebrae. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira (25), em Brasília (DF).

O prêmio visa apoiar projetos e pessoas que acreditam ser possível mudar a realidade em que vivem nos âmbitos Social, Econômico, Ambiental e Cultural, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

No caso do Pet Amigo, o programa está voltado para o atendimento de caninos e felinos em situação de abandono.  São ofertados, mensalmente, consultas, vacinas, vermifugação e castração. Os objetivos são a assistência às famílias de baixa renda, controle populacional destas espécies, combate às zoonoses e Educação Ambiental.

O Pet Amigo já atendeu mais de mil animais em todo o município de Palmeira dos Índios. Gestores de outros estados e municípios alagoanos já visitaram a cidade para conhecer o Castramóvel e ver como funciona o projeto, para replicá-lo em outras localidades.

“Receber uma premiação nacional por este feito desafiador e impactante para a comunidade é motivo de muita alegria. Melhor ainda é a oportunidade de nos tornarmos, como município, referência multiplicadora de um projeto cuja ideia poderá se irradiar para outros municípios”, comemora o secretário adjunto de Saúde de Palmeira dos Índios, Roberto Amaral.

“O Pet Amigo é muito mais que esterilização de animais machos e fêmeas. É um programa inovador de combate às zoonoses, adoção responsável de animais, controle populacional de cães e gatos, convivência saudável e equilíbrio ambiental”, completa.

Amaral explica que Palmeira dos Índios tem 11 mil cães e 3 mil gatos. Os cães de rua (os chamados ‘cães sem dono’) vivem, em média, 5 anos. “Se nós controlarmos a reprodução deles, que são mais vulneráveis, poderemos resolver essa problemática em poucos anos. E o programa visa solucionar esse problema, respeitando a lei e promovendo o direito à vida de todos os seres vivos”, destaca.

O coordenador do projeto, o médico veterinário Paulo Wianês, também comemorou a premiação e a importância do programa, que agora é reconhecido nacionalmente.

“Agradeço imensamente a todos os que votaram e acreditam no Pet Amigo. O programa tem trabalhado muito em prol dos animais de rua e famílias de baixa renda. Nossa visão é que o programa seja referência para todo o Brasil. Com esse prêmio, levamos o nome do programa e de nossa cidade para todo o país, mostrando que temos responsabilidade social e ambiental”, afirma.

O prefeito Júlio Cezar, que cumpre agenda em Brasília, acompanhou o desfecho do prêmio. “É com muita alegria que recebi o resultado da premiação. É mais um prêmio para Palmeira dos Índios. É o reconhecimento de um trabalho feito com responsabilidade e compromisso. O Pet Amigo e o Castramóvel são referências no Nordeste e no Brasil. Vários prefeitos já vieram nos visitar e isso é motivo de muito orgulho para nós. Parabéns a todos que fazem parte dessa equipe competente e comprometida com o bem-estar animal e ambiental”, diz.

Os vencedores do Impactos Positivos 2021 irão a São Paulo, em janeiro, para receber a premiação de forma presencial. Além do certificado e troféu, os vencedores receberão mentorias e consultorias com especialistas de suas respectivas áreas de atuação.

 

*Com informações da Prefeitura de Palmeira dos Índios

 

Redação – Savannah Comunicação Corporativa*

Fotos: Ascom Prefeitura Palmeira dos Índios

Primeira Edição © 2011