AMA recebe presidentes de estaduais em defesa do desenvolvimento do Nordeste

10/09/2021 15:13

A- A+

Ascom Ama Al

compartilhar:

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) prefeito Hugo Wanderley abriu nesta sexta-feira, dia 10, em Maceió, o Encontro “Nordeste Unido pelo Desenvolvimento”, com todas as Entidades Nordestinas. Em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a ideia é encontrar soluções para projetos comuns às cidades, defender as pautas que tramitam no Congresso e são importantes para o fortalecimento das políticas públicas.

“Esse é um encontro legítimo e o fortalecimento da integração nos dá mais força para combater as desigualdades que existem e ainda são ignoradas pelo governo federal”, disse Wanderley. Vice-presidente da CNM para o Nordeste, a prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, falou da “pressa” que existe e o sentimento de um debate maior sobre semelhanças e diferenças, fora de Brasília. Também membro da Executiva da CNM, o presidente da AMUPE, José Patriota, complementou reforçando a necessidade de decisões rápidas, que saiam da retórica.

A experiência do novo modelo do saneamento nos municípios alagoanos, como fato novo e exitoso, que tem a meta de, até 2033, deixar 100% das cidades com água potável e 90% com saneamento, através das concessões e outorgas, foi apresentada pelo secretário da Fazenda, Rodrigo Santoro. O detalhamento prático e a evolução do projeto de acordo com o novo marco regulatório mostraram as condições estruturais, os investimentos necessários, incentivos e os bônus revertidos às prefeituras. A divisão em blocos, e a discussão que envolveu a AMA foi fundamental para o avanço do projeto.

O modelo chamou a atenção dos presidentes que trataram o tema como novo, complexo e urgente, principalmente pela precariedade dos serviços prestados à população nas cidades, que paga o que não tem. O prefeito de Pedras de Fogo, Paraíba, Manoel Júnior da diretoria da CNM e o presidente da Fames, Christiano Rogério aplaudiram o modelo alagoano que será exemplo para os demais estados.

Nesse modelo técnico, o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto detalhou o plano de desenvolvimento do Nordeste , recebeu dos gestores a garantia da defesa do órgão, mas a necessidade da ampliação dos investimentos voltados, principalmente para os pequenos e a abertura do diálogo em torno da construção de um modelo voltado para as características da região.

Presidente da AMUPE e diretor da Confederação, José Patriota pediu da Sudene soluções sustentáveis e distributivas e, principalmente, no que diz respeito a suficiência nordestina como matriz energética.

Primeira Edição © 2011