APA do Catolé e Fernão Velho ganha novo quadro de conselheiros nesta quarta-feira (0

Mais duas reuniões de posse do Conselho Gestor devem ocorrer ainda nesta semana

01/09/2021 15:02

A- A+

Ascom IMA Al

compartilhar:

 

As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) são de extrema importância para a proteção e preservação de espécies. Nesta quarta-feira (01), no auditório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), aconteceu a reunião de posse do Conselho Gestor da APA de Catolé e Fernão Velho, biênio de 2021 até 2023. A ação é necessária para garantir a participação da sociedade junto ao poder público na gestão das áreas protegidas. 

Na ocasião estiveram presentes os representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh), Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas (BPA-AL), ONG Viva Mundaú e das prefeituras municipais de Satuba e Santa Luzia do Norte.

A eleição do Conselho Gestor ocorre após a divulgação pública por meio de um edital publicado pela Semarh que convoca todos os interessados legalmente constituídos, com interesse e atuação comprovada na APA. O número de vagas no quadro de conselheiros é dividido igualmente entre poder público e sociedade civil.

Durante o evento, Vanessa Lessa, assessora técnica do IMA e responsável pela Área de Proteção Ambiental do Catolé, apresentou os marcos legais e características da APA que foi criada a partir da Lei Estadual nº 5.347, de 27 de maio de 1992. 

“Os Conselhos Gestores das APAs são formados, em síntese, pelo poder público, por grupos envolvendo a sociedade civil, por instituições técnico-científicas e por associações que envolvem a população residente na Unidade de Conservação (UC)", explica Lessa. 

Todas as APAs estaduais possuem um quadro de conselheiros, estes são mudados a cada biênio. Através da união que ocorre por meio dessas representações é possível discutir acerca das questões da gestão de cada Área de Proteção Ambiental. 

Ainda nesta semana vão ocorrer mais dois eventos de posse, um para a APA do Pratagy que será nesta quinta-feira (02) e para a APA da Marituba na sexta-feira (03). Enquanto que os processos eleitorais para as APAs de Murici e Santa Rita ainda estão em fase de organização.

Texto de Dálet Vieira

Primeira Edição © 2011