Como Renan Filho conseguiu superar a criminalidade em Alagoas

23/08/2021 13:07

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Responsável pela política de combate à violência que retirou Alagoas do topo da criminalidade nacional – com queda constante e segura, principalmente, dos índices violentos – o governador Renan Filho revela a receita, simples e eficaz, para atingir os objetivos na área administrativa mais difícil de ser conduzida: “priorização da segurança pública”.

A frase, curta e objetiva, resume todo um projeto de combate à criminalidade que envolve uma série de medidas concretas:

1 – contratação de mais agentes da Polícia Civil, mais integrantes da Polícia Militar, mais agentes penitenciários e da Perícia Oficial, através de concursos públicos;

2 – aquisição de novas viaturas para as Polícias – todas devidamente equipadas – e de armamentos sofisticados para o enfrentamento à bandidagem;

3 – implantação em dezenas de municípios dos Centros Integrados de Segurança Pública, CISPs;

4 – construção e inauguração do novo Instituto Médico Legal Estácio de Lima, com investimento de R$ 25 milhões na edificação da sede e aquisição de equipamentos;

5 – valorização da Polícia Militar, com aumento do efetivo e promoções de seus integrantes;

6 – colocação das aeronaves do Estado para uso das forças de segurança em ações policiais e do Corpo de Bombeiros Militar;

7 – política de ações integradas das Polícias Civil e Militar, organismos que, no passado, atuavam de forma independente.

Como resultado de tudo isso – e sob o comando direto do secretário Alfredo Gaspar de Mendonça e do coronel Lima Júnior – Alagoas teve a segunda maior redução de mortes violentas do Brasil nos últimos dez anos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados em junho último.

Alagoas reduziu em 51,1% o número de homicídios no comparativo entre 2011 e 2020, atrás apenas do Distrito Federal, que obteve uma redução de 51,4% no mesmo período.

O estado apresentou o melhor resultado da região Nordeste, seguido pela Paraíba, que reduziu 34,3% o número de mortes violentas nos últimos dez anos. O Brasil alcançou em uma década uma redução de 3,7%, bem abaixo do resultado registrado por Alagoas.

Com todos esses avanços, em menos de 7 anos Alagoas deixou de ostentar o título de estado mais violento do Brasil – marca que durou mais de três décadas – e se transformou num exemplo de como reduzir a violência usando as ferramentas da lei.

Primeira Edição © 2011