Dicas para quem dirige um carro com um bebê a bordo

03/08/2021 22:28

A- A+

Ascom redação

compartilhar:

Hoje em dia é muito comum ver pais e mães dirigindo de um lado para o outro, cumprindo com as diversas responsabilidades e levando uma criança no banco de trás. Às vezes é para levar o filho para a escola em um dos modelos Honda seminovos, outras é para levar o bebê para o pediatra, por exemplo. Mas seja qual for o motivo, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

Quando se viaja em qualquer um dos Honda seminovos ou em qualquer outro tipo de veículos com um bebê ou uma criança pequena a bordo, é obrigatório pensar na segurança da criança e isso significa a necessidade de ter uma cadeirinha especial para ela.

Essa cadeirinha deve ser específica para o peso e a altura da criança. No mercado estão divididas por grupos de acordo ao peso. Por isso, é muito importante checar isso antes de comprar uma, pois uma coisa é um bebê de 15 meses e outra é uma criança de 3 anos.

Mas além de saber como escolher o tipo de cadeirinha correta para levar a criança com absoluta segurança em um dos carros Honda seminovos, por exemplo, é necessário levar em consideração outros fatores, principalmente se o menor for um bebê.

Colocar o bebê na cadeirinha com segurança

O bebê deve viajar no banco de trás, corretamente colocado na cadeirinha com os cintos de segurança. Se a cadeirinha possuir cintos para ombro e para cintura, devem ser apertados com muito cuidado. Lembrar que o neném deve viajar sempre na cadeirinha, até o final da viagem.

É evidente que quem dirige um dos seminovos Honda ou qualquer outro carro, deve fazê-lo com muita precaução, não esquecendo que tem uma criança a bordo que deve viajar corretamente presa à cadeirinha.

Precauções que devem ser tomadas durante a viagem

Se é mais fácil ‘controlar’ um bebê que não vai sair da cadeirinha em momento algum, é mais complicado quando se viaja com os irmãozinhos maiores, porém crianças ainda. Os pais ou os adultos que estiverem viajando com eles no carro não devem permitir que qualquer criança alcance o volante o queira pular para o banco da frente.

Por outro lado, também deve-se proibir que as crianças pulem e brinquem com muita excitação enquanto o carro estiver em movimento. Se estiver viajando só com um bebê e outro adulto a bordo, é aconselhável que o outro adulto viaje no banco de trás, junto ao bebê, para dar assistência durante a viagem.

Cuidados específicos se for mais de um bebê a bordo!

Se forem gêmeos ou bebês com pouca diferença de idade, não devem ficar sentados juntos nem utilizar os mesmos cintos de segurança. Eles só viajarão com total segurança se estiverem sentados nas suas respectivas cadeirinhas e com os próprios cintos de segurança.

Em qualquer Honda dealer seminovos, por exemplo, é possível consultar sobre os tipos de cadeiras e o uso dos cintos de segurança, para tirar qualquer dúvida que possa existir antes de uma viagem longa ou mesmo para saber o que fazer no dia a dia dentro do carro com as crianças.

Respeitar todas as leis e os sinais de trânsito

Embora isso deve ser levado em consideração em qualquer circunstância, isso deve acontecer sim ou sim tendo uma criança dentro do veículo. Transportar um neném ou uma criança pequena corretamente sentada e com os cintos de segurança bem apertados, mas dirigindo a alta velocidade, não será seguro para ninguém.

O motorista que esteja levando um bebê a bordo, ou uma criança, deverá estar mais atento ainda e deverá dirigir respeitando absolutamente todos os sinais de trânsito, além de dirigir devagar e com consciência.

Jamais utilizar o celular enquanto estiver dirigindo

Havendo ou não uma criança a bordo, usar o celular pode acabar causando uma tragédia se estiver dirigindo ao mesmo tempo. Se tiver que fazer uma ligação urgente ou tiver que atender uma ligação importante, encoste o veículo, pare em lugar seguro, e só então use o celular. É a única maneira de se manter e manter a todos os ocupantes do veículo em total segurança.

Primeira Edição © 2011