Ramon Camilo representa AMA no dia “D” de adesão ao selo Unicef

28/07/2021 11:48

A- A+

Ascom AMA Al

compartilhar:

O prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, representou a Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – no dia “D” de adesão ao Selo Unicef 2021-2024. Em live, também assinaram o documento os prefeitos de Penedo, Ronaldo Lopes, Viçosa, João Vitor Calheiros e Ana Paula Santa Rosa, de Belém. Os gestores firmaram o compromisso de priorizar crianças e adolescentes na agenda de políticas públicas.

Em Alagoas, há 74 cidades estão aptas a aderir ao Selo UNICEF. Deste total, 40 já assinaram o Termo de Adesão, dando início ao período de quatro anos de parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A adesão ao Selo UNICEF pode ser realizada até o dia 8 de agosto pelo site www.selounicef.org.br/adesao.

“Dar um futuro melhor as crianças, através da formação do caráter em um programa que só traz benefícios e nenhum custo ao município é de extrema importância”, disse o prefeito Ramon Camilo durante a reunião. O prefeito de Viçosa, João Vitor Calheiros disse que todas as secretarias estão unidas e empenhadas. Ronaldo Lopes, de Penedo, quer que o município renove a conquista do selo e todos estão empenhados no desenvolvimento das políticas públicas para crianças e adolescentes. Prefeita de Belém, Paula Santa Rosa, diz que a empolgação na busca do selo é de todos, principalmente dos que se preocupam na execução dessas políticas. “ O reconhecimento é um estímulo”, pontuou.

Ao aderir à iniciativa, os municípios passam a contar, ao longo de quatro anos, com o apoio do UNICEF e de seus parceiros implementadores para o fortalecimento da gestão local na implementação de políticas públicas, no desenvolvimento de capacidades de gestores e técnicos municipais e na promoção da mobilização social, incentivando a avaliação e o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência. Nesta edição, o suporte técnico ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade, segundo Jane Santos, representante da Unicef.

Além da live, ao longo de todo o dia, articuladores de todos os municípios aptos que ainda não fizeram adesão estarão mobilizados para sensibilizar as gestões municipais a participarem da iniciativa. Em Alagoas, a Asserte, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha em defesa da educação, saúde e assistência, é a parceira implementadora do Selo UNICEF – Edição 2021-2014.

Resultado de Alagoas na edição anterior – Na edição passada do Selo UNICEF, dos 63 municípios alagoanos participantes, 14 receberam a certificação por implementarem avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Eles avançaram mais na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal do que a média do País.

Primeira Edição © 2011