Mês do Meio Ambiente: Videoaulas levam educação ambiental

As três aulas vão ser transmitidas entre os dias 02, 09 e 16 de junho nas redes sociais do IMA

04/06/2021 20:42

A- A+

Ascom IMA Al

compartilhar:

De maneira anual, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) estende a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, para todo o mês de junho. Nesta edição, a programação conta com uma série de videoaulas que pretendem sensibilizar a população e reforçar a educação ambiental. 

As três aulas serão transmitidas nas redes sociais do Instituto, e cada uma contempla um lugar específico de Alagoas. Essa é uma forma de instruir o público de todas as idades e convidar a ver as riquezas naturais do Estado, sem sair de casa. 

Os conteúdos serão abordados de maneira lúdica e de fácil compreensão, tratando temas que vão desde a flora local até a fauna. Ao fim de todas as transmissões, um kit de jardinagem do Projeto Alagoas Mais Verde será sorteado através do Instagram do IMA. 

A primeira transmissão acontece nesta quarta-feira (02), e levará todos os telespectadores ao Morro do Craunã, no município de Água Branca.  Durante a aula, vão ser divulgados conhecimentos a respeito do bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro. Além disso, será possível admirar as belezas do sertão alagoano. 

Para falar sobre a Mata Atlântica, bioma presente na maior parte do Estado, a videoaula do dia (09) mostrará uma trilha até a Cachoeira da Tiririca que fica localizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Boa Sorte, no município de Murici. 

No encerramento das videoaulas, a população terá a oportunidade de obter mais informações sobre o ecossistema típico de regiões tropicais e subtropicais, o Manguezal. A última aula será transmitida no dia (16) e mostrará um trecho do Rio São Miguel e a Vila Palateia, situados entre os municípios de Barra de São Miguel e Roteiro.

Segundo Mirella Cavalcante, bióloga e consultora ambiental do Instituto, é necessário que as pessoas conheçam os biomas e ecossistemas presentes no Estado para que dessa forma desenvolvam o compromisso socioambiental.

“A proposta é tirar esses termos técnicos que por vezes usamos no meio profissional e falar de uma forma lúdica, mais prática, para sensibilizar a população acerca da importância desses ambientes. Sem a biodiversidade não temos equilíbrio na natureza e nem qualidade ambiental”, explica a bióloga. 

Todas as aulas vão ser transmitidas online através das redes sociais do IMA -  Instagram: https://www.instagram.com/ima.alagoas/, YouTube: https://bit.ly/IMAyoutube e Facebook: https://www.facebook.com/ima.alagoas/. E ficarão disponíveis no canal do YouTube do órgão. 

Confira a programação completa do Mês do Meio Ambiente 2021

01/06 – Plantio em Penedo / Peixamento no Rio Marituba

02/06 – Videoaula sobre a Caatinga / Plantio em Maragogi

08/06 – Plantio em Murici

09/06 – Videoaula sobre a Mata Atlântica / Sorteio online de Kit do Alagoas Mais Verde / Plantio em Porto Calvo

11/06 – Plantio do Projeto Salsa Viva em Coruripe

12/06 – Sorteio online de um quadro do concurso de fotografia

15/06 – Plantio em Arapiraca

16/06 – Videoaula sobre o Manguezal / Sorteio online de Kit do Alagoas Mais Verde

17/06 – Evento online em comemoração ao marco de 1 milhão de mudas plantadas pelo Alagoas Mais Verde

19/06 – Lançamento do Manual de Arborização

20/06 – Live para a entrega do Troféu Alagoas Verde

23/06 – Sorteio online de Kit do Alagoas Mais Verde

30/06 – Transmissão do vídeo "O Caminho das Mudas, do viveiro até o plantio"

 

Primeira Edição © 2011