20 de Maio Dia Mundial das Abelhas

Apicultores assistidos pela Emater produzem mais de 17 toneladas de mel por ano. Ao todo são 112 produtores que se beneficiam da assistência técnica dos extensionistas do Instituto

21/05/2021 00:06

A- A+

Ascom Emater Alagoas

compartilhar:

Estabelecido em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o “Dia Mundial das Abelhas” é comemorado nesta quinta-feira, dia 20 de maio. Dois dias depois, acontece a data em que são homenageados os apicultores, que neste ano será no sábado (22). 

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) presta assistência técnica para 112 apicultores nas regiões do alto e médio Sertão do estado, que têm, em média, uma produção de 17,1 toneladas de mel por ano.

Por meio dos projetos Lagos do São Francisco (Alto Sertão), Dom Helder Câmara (Alto Sertão) e Fomento às Atividades Rurais (alto e médio), o trabalho dos extensionistas da Emater auxilia os produtores dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Água Branca e Santana do Ipanema.

Em Pariconha, o apicultor Manoel Messias Alves relatou como, por meio da assistência técnica, a Emater melhorou a vida dele. “Antes, só tinha quatro caixas de abelhas. Hoje, tenho mais de 18, já consigo sonhar alto. Minha produção de mel dobrou e estou vendendo o produto para fora do estado, além da venda para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.

“O trabalho da Emater é de extrema importância para que o apicultor consiga aumentar sua produção e, com isso, garantir a segurança alimentar e gerar renda, para movimentar a economia. A gente se faz presente nesses seis municípios para orientar a colheita do mel, manejo das colônias, entre outros”, ressaltou o presidente João Paulo.

 

Primeira Edição © 2011