Impasse: Príncipe Harry já está na Inglaterra

Especialistas indicam o primeiro passo na reaproximação

12/04/2021 11:47

A- A+

MSN

compartilhar:

Príncipe Harry já está entre os membros da família real - e cumpre a quarentena antes de ir ao velório do avô, príncipe Philip, em um chalé localizado nos jardins do Palácio de Kensington, onde mora seu irmão, príncipe William, com a família. De acordo com o Daily Mail, Harry deverá permanecer em isolamento durante cinco dias e então apresentar um teste negativo para o novo coronavírus - e os veículos britânicos afirmam que o encontro entre os dois irmãos está cercado de expectativas.

O veículo ainda informa que Harry deixou sua mansão na Califórnia na noite do último sábado, dia 10, e embarcou em um longo voo noturno diretamente para a Inglaterra, onde desembarcou por volta das 13h locais - cerca de 9h no Brasil. Lá, ele foi recebido por um segurança que o escoltou até o chalé Nottingham, local onde pediu Meghan Markle em casamento, onde deverá cumprir alguns dias de isolamento.

Ainda segundo informações do Daily Mail, especialistas apontam que o funeral do príncipe Philip, que morreu na última sexta-feira, dia 9, é a oportunidade ideal para que os dois irmãos ponham suas diferenças em dia - informação reafirmada pelo The Sun, que aponta a ausência de Meghan Markle como algo que pode deixar Harry mais à vontade para conversar com o irmão mais velho:

- Se algo de bom pode resultar da morte do Duque de Edimburgo, isso [a reaproximação entre William e Harry] pode ser uma dessas coisas. Agora eles só precisam se unir e, com sorte, isso realmente será o que os colocará cara a cara. A pandemia manteve Harry longe da família por tanto tempo que tem sido impossível resolver a diferença deles e é disso que eles precisam. Eles precisam estar juntos. Me pergunto se estar sozinho com sua família dará a Harry aqueles momentos para conversar e refletir.

 

No entanto, fontes também relembram que a quarentena de Harry acaba somente na sexta-feira, e que o fato de que o funeral será realizado no sábado, dia 17, pode dar aos irmãos pouco tempo para conversas.

Apesar disso, o jornal The Mirror aponta que, segundo relatos, os irmãos devem ficar lado a lado na procissão que acompanhará o corpo do Duque de Edimburgo até a capela de St. George. O caixão do príncipe Philip será escoltado até o local a bordo de um carro Land Rover adaptado, enquanto membros da família real irão seguir o cortejo a pé. O veículo ainda conta que a maneira inusitada de transportar o corpo veio de um pedido do falecido príncipe, que teria dito feito o seguinte pedido à rainha sobre seu velório:

- Basta me colocar na traseira de um Land Rover e me levar até Windsor.

O príncipe Charles, pai de William e Harry, deve andar ao lado dos filhos e de tantos outros membros da realeza que seguirão o caixão - mas a própria caminhada parece oferecer um desafio a mais para Harry já que, de acordo com o Daily Mail, será a primeira vez em que ele não poderá usar um traje militar durante um evento oficial da realeza.

Em 2020, quando optou por deixar o status de membro sénior da família real britânica, Harry também acabou sendo destituído de seu papel como capitão-geral dos Royal Marines - um segmento da Marinha do Reino Unido -, que assumiu diretamente de príncipe Philip. Ele também perdeu outros dois cargos militares honorários, de modo que não pode mais utilizar o uniforme correspondente e deverá se apresentar vestindo um terno adornado com as medalhas que conquistou durante sua atividade, assim como outros ex-militares como, por exemplo, seu tio Andrew, o Duque de York, que se afastou da vida pública depois que sua amizade com o falecido pedófilo condenado Jeffrey Epstein veio à tona.

O veículo ainda aponta que outros membros da família real como o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e o Conde de Wessex devem trajar uniformes oficiais durante a cerimônia fúnebre - mas o The Sun alega que William pode acabar abandonando essa tradição para evitar constranger seu irmão.

De acordo com um biógrafo da família real, pode ser que o príncipe William opte por deixar de lado as vestimentas oficiais e use um terno com suas medalhas, assim como o irmão. O objetivo, além de evitar que as atenções se voltem para a diferença entre os irmãos e não para os feitos de príncipe Philip, seria evitar qualquer constrangimento para o pai de Archie Harrison:

- Isso é obviamente muito sensível. Qualquer coisa que distinguisse os irmãos dessa forma, que seria tão óbvio para qualquer um que estivesse assistindo, provavelmente seria evitada. Tudo o que não queremos é qualquer forma de rixa. Minha opinião é que eles fariam todo o possível para garantir que os holofotes neste dia muito, muito importante estivessem onde deveriam estar, e isso nas conquistas verdadeiramente notáveis de alguém com energia sobre-humana que fez tanto pela Rainha e pelo país.

Primeira Edição © 2011