"Brasil é um só país, precisamos ser solidários"

Afirmou Renan Filho sobre leitos para o Amazonas

17/01/2021 13:59

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Renan Filho garantiu, nesta sexta-feira (15), que a rede pública de saúde alagoana já está preparada para receber os pacientes acometidos pela Covid-19, procedentes do Amazonas. Ele informou que os 35 leitos – 10 de UTI e 25 clínicos – ofertados já estão disponíveis, aguardando apenas a regulação que será feita pela Secretaria de Saúde daquele Estado, juntamente com o Ministério da Saúde.

“Estamos, neste momento, agindo com espírito colaborativo e solidário, como é o povo alagoano, aguardando as decisões do Estado do Amazonas para receber os pacientes aqui e ajudar a salvar vidas, afinal de contas o Brasil é um só país, nós somos um só povo e precisamos ser solidários”, afirmou Renan Filho.

Na quinta-feira (14), ele recebeu uma ligação do governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitando a disponibilização de leitos para a transferência a Alagoas de amazonenses acometidos pela Covid-19. O estado da região Norte do país sofre com o colapso na rede de atendimento, em decorrência do aumento do número de casos e de mortes provocadas pela segunda onda do novo coronavírus. Faltam leitos e até insumos como oxigênio.  

“Eu fiz contato direto com o governador Wilson Lima, me coloquei à disposição depois de receber o pedido. Nós esperamos que a regulação de leitos do Amazonas, com o governo federal, inicie a transferência desses pacientes nas próximas horas”, disse Renan Filho.

De acordo com o governador, os leitos foram disponibilizados nos hospitais Metropolitano e da Mulher, transformados pelo Estado de Alagoas em centros especializados para o tratamento da Covid-19.

“Se a gente não tivesse condição de atender, nós não estaríamos trazendo pessoas para serem atendidas aqui. Temos, inclusive, condições de ampliar mais leitos, mas é muito importante dizer ao cidadão que o que estamos fazendo nesse momento é um ato de solidariedade, de generosidade. O que está acontecendo hoje no Amazonas, poderia acontecer em outros lugares do Brasil e nós precisamos ser solidários e ajudar a quem está precisando de ajuda. Essa é a marca também do povo de Alagoas”, observou.

Alagoas registrava, até a tarde desta sexta-feira (15), ocupação de 46% dos leitos totais e exclusivos para Covid-19 na rede pública estadual.

“Tivemos um crescimento da ocupação após o final do ano, mas mantivemos essa taxa sempre abaixo de 50%. E estamos dialogando com a população. O que está acontecendo no Brasil e no mundo é o enfrentamento à maior pandemia do século. As pessoas precisam colaborar com as medidas de higiene pessoal, de distanciamento social e utilizar máscara toda vez que sair de casa. Somente assim o cidadão se previne. Até porque estamos bem próximos da vacinação. Assim, é fundamental que as pessoas não adoeçam para que sejam imunizadas antes de terem contato direto com o vírus”, argumentou.

Primeira Edição © 2011