Primeiro-ministro do Japão confirma Olimpíadas

Jogos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto

02/01/2021 11:31

A- A+

MSN

compartilhar:

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, confirmou que os Jogos Olímpicos vão ser realizados em 2021. A 32ª edição, adiada em 2020 por causa da pandemia de covid-19, será realizada de 23 de julho a 8 de agosto deste ano.

Avançaremos com os preparativos minuciosamente para conseguir que os Jogos sejam seguros e protegidos”, disse Suga em comunicado.

Em setembro, a ministra da Olimpíada de Tóquio, Seiko Hashimoto, afirmou que os jogos precisam ser realizados “a qualquer preço” em 2021 pelo bem-estar dos atletas participantes, independentemente da pandemia.

A declaração foi dada logo depois que o vice-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), John Coates, falou que a competição será realizada com ou sem covid-19”.

Pesquisa divulgada em 15 de dezembro pela NHK, emissora pública do país, mostra que 32% dos japoneses preferem que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio sejam cancelados. O medo da população é que a presença de turistas estrangeiros possa levar a um aumento nos casos de covid-19.

Com mais de 234 mil casos confirmados e 3.460 mortes pela doença, segundo o medidor Worldometers, o Japão viu a situação se complicar a partir de dezembro. Nessa 6ª feira (1º.jan.2021), o país registrou o número mais alto de novas infecções desde o começo da pandemia: 4.091.

O aumento de casos forçou Tóquio a reintroduzir medidas, como a redução do horário de funcionamento de bares e restaurantes.

Suga afirmou que seu gabinete “promete firmemente proteger as vidas e meios de subsistência dos cidadãos, continuando a colocar toda a energia na prevenção da propagação de infecções e na revitalização da economia”.

Primeira Edição © 2011