Agentes do Ronda no Bairro prestam socorro a criança perdida no Jacintinho

Garoto, que apresentava características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi encontrado sozinho próximo a um estabelecimento comercial do bairro

15/09/2020 18:08

A- A+

Ascom Ronda do Bairro

compartilhar:

Agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, realizavam patrulhamento de rotina próximo à rua Cleto Campelo, no Jacintinho, nesta terça-feira (15), quando pararam para prestar socorro a uma criança de aproximadamente 12 anos que estava em situação de vulnerabilidade social.

Na ocasião, a guarnição que atendeu a ocorrência encontrou o garoto sozinho, desorientado e bastante agitado, sem conseguir se comunicar verbalmente. A equipe social do programa foi acionada e prosseguiu com o atendimento. 

Durante a ocorrência, foi detectado que a criança apresentava características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os agentes não encontraram nenhum documento sob posse da criança, mas descobriram, a partir de relatos de comerciantes, que ele vive com a família no bairro do Feitosa.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, após os primeiros cuidados, levou o menino ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) I, localizado no José Tenório para receber atendimento psicológico e psiquiátrico adequados. O Conselho Tutelar da região V também foi acionado pela equipe do Ronda no Bairro e ficou responsável por localizar a família e acompanhar o andamento do caso junto às autoridades competentes.

Texto de Alexandre Barbosa

Primeira Edição © 2011