Estratégias de cuidado antimanicomial é tema de live

29/05/2020 17:20

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de abordar mais uma temática dentro da área da Atenção Psicossocial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma transmissão online sobre a importância do processo de construção das estratégias de cuidados antimanicomiais. A live, que será transmitida pelo Instagram da Gerência de Atenção Psicossocial, acontecerá às 15h30 da próxima segunda-feira (1°).

Durante a transmissão, três profissionais da área de saúde mental tratarão do processo conhecido como desinstitucionalização, que é caracterizado pela retirada de pacientes internos durante anos em manicômios e oferta de tratamento em uma Rede de Atenção Psicossocial acolhedora e inclusiva.

Com esse processo, os pacientes oriundos desse tipo de terapia passaram a ser acolhidos em seus lares, sendo acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial ou em Residências Terapêuticas.

Em Maceió, 70 usuários são acolhidos e cuidados por uma equipe multidisciplinar em sete residências terapêuticas. Entre os cuidados, atividades rotineiras, como tarefas doméstica, passeios e momentos de lazer também são realizadas, visando reforçar a inclusão social e dar autonomia aos usuários. Conheça um pouco do serviço.

Primeira Edição © 2011