Turismo do Saber versão digital estreia nesta quarta

05/05/2020 15:05

A- A+

Ascom Semtel

compartilhar:

Diante da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolveu uma nova roupagem para dar continuidade ao Projeto Turismo do Saber, que ganha agora uma versão digital. Em lives (transmissões ao vivo) semanais pelo Instagram da pasta (@semtel.maceio), serão oferecidos debates com profissionais ligados ao turismo, atividades econômicas, gastronomia e cultura da capital alagoana.

“O Turismo do Saber tem um roteiro bem extenso e iríamos iniciar os trabalhos presenciais neste mês, mas como não podemos fazer isso, preparamos um calendário que contemplará diversos temas relacionados ao Projeto. Neste momento, as ações serão remotas, com conteúdos relevantes para estudantes, professores, guias turísticos e qualquer um que se interesse em conhecer mais a nossa Maceió. Serão bate-papos variados, com a presença de historiadores, artesãos, poetas, artistas e outros profissionais. As pessoas que forem assistir vão ter um momento de lazer e conhecimento”, disse a coordenadora-geral do Projeto, Ana Cecília Corado.

A programação já acontece nesta quarta-feira (6), às 16 horas. O bate-papo terá como tema central a cultura e o artesanato alagoano e será ministrado pela convidada Danúbia Barbosa, socióloga e pesquisadora de moda e imagem. A mediação da conversa ficará por conta da turismóloga, especialista em Turismo e Hotelaria e coordenadora de Informações Turísticas da pasta, Cristina Quirino.

“O planejamento dessa nova edição do Projeto Turismo do Saber, nesse momento, contempla o Turismo Cultural. A ideia é trazer cultura e lazer para dentro de casa. Dessa forma, convidamos: historiadores, museólogos, artistas, poetas e artesãos da nossa cultura popular. Levando a beleza e o encantamento que tem nossa cidade, convidando grandes nomes da nossa cultura. Além de mobilizar toda comunidade educativa da Semed”, ressaltou Fabrícia Oliveira, Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Semed.

O Turismo do Saber existe desde 2016 e, durante este período, já contemplou 57 escolas da Rede Municipal de Educação. Anualmente, diversos parceiros caminham junto com Prefeitura de Maceió neste projeto comandado pela Semtel, ofertando um trabalho de sensibilização turística, capacitação profissional e inclusão social, como: Sesc Alagoas, Senac Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque Shopping Maceió, Luck Receptivo, Sindicato dos Hotéis de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Museu Palácio Floriano Peixoto, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Faculdade Estácio, Iloa Resorts e Pizzaria Stella.

Primeira Edição © 2011